Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Pele de pêssego

Ácido? Peeling? Bioestimuladores de colágeno? Entenda tudo sobre os procedimentos estéticos que estão bombando!

Conversarmos com a especialista no assunto, a Dra. Daniela Balthazar, e ela explicou todos os detalhes que você precisa saber antes de escolher um tratamento

Máxima Digital Publicado em 26/09/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dra. Daniela Balthazar esclarece tudo sobre os procedimentos estéticos queridinhos do momento - Freepik
Dra. Daniela Balthazar esclarece tudo sobre os procedimentos estéticos queridinhos do momento - Freepik

Em alta nos consultórios dermatológicos, os procedimentos estéticos, que têm entre os objetivos estimular a produção de colágeno da pele, têm feito sucesso com pacientes que desejam mais firmeza, textura e brilho na medida certa para o rosto.

Mas qual tratamento escolher?

Para entender melhor sobre isso, conversamos com a Dra. Daniela Balthazar, especialista no assunto, e ela contou, primeiramente, que "a tendência hoje são os procedimentos que estimulam a produção de colágeno, porque no processo de envelhecimento, a gente vai vendo uma perda gradual. A cada ano que passa, produzimos menos colágeno, a partir dos 30 anos" -- Ops!

E dentre as opções, "existem os procedimentos estéticos faciais que tratam a camada mais superficial da pele, que é a epiderme, e têm o objetivo de renovar a camada superficial da pele. Em contrapartida, há também os que têm o objetivo de tratar ou recuperar as camadas mais profundas", completou ela.

O fato é que cada um tem sua função específica e a Dra. revelou os detalhes dos cinco procedimentos que estão em alta nas clínicas e que fazem muito sucesso pelo resultado, pela renovação da pele, estímulo de colágeno e rejuvenescimento!

São eles:

1) MICROAGULHAMENTO

É um procedimento que, como o próprio nome indica, são micro agulhas que causam pequenas perfurações na camada mais superficial da pele, com a intenção de provocar um processo inflamatório controlado e, com isso, conseguir a formação de colágeno.

Como atualmente o tratamento é feito com um aparelho eletrônico -- tão conhecido, o procedimento se tornou indolor. Além disso, é feito com anestésico tópico local e uma pomadinha anestésica que fica no local uns 20 minutos antes de tudo começar.

Durante o microagulhamento, também utilizamos fórmulas que podem conter diversos ativos. Dentre eles: antioxidantes, hidratantes, clareadores de mancha, rejuvenecedores, então com isso, a qualidade da pele melhora muito.

Quantas sessões são necessárias?

Ele é feito em mais de uma sessão. Normalmente, os pacientes são orientados a fazerem 3 sessões do procedimento para um resultado melhor -- principalmente para eliminar as ruguinhas mais fininhas que o botox não tira, por exemplo.

Vale ressaltar que o paciente não pode se expor ao sol de jeito nenhum depois de realizar o tratamento.

2) PEELINGS QUÍMICOS

No peeling é utilizado um ácido para promover a renovação da camada mais superficial da pele, a epiderme, então, nesse processo, existe uma descamação e a pele fica muito sensibilizada.

Por conta disso, a exposição ao sol é contraindicada. 

3) PREENCHIMENTOS COM ÁCIDO HIALURÔNICO

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dra Daniela Balthazar (@dradanielabalthazar) em

Esse tratamento está em alta por conta da harmonização facial. Ele serve tanto para restruturar a face, quando temos a perda óssea causada pelo envelhecimento, quanto para modificar características que o paciente desgosta. Por exemplo: corrigir o queixo, melhorar o perfil... Diversas outras aplicações.

O material é extremamente hidratante, então atrai muita água para a região onde é colocado. E, logo no dia que é feito, já é possível ver o resultado [amamos, né?]

Porém, sempre existe um processo inflamatório de baixa intensidade envolvido nesses procedimentos. Por isso, é preciso se proteger do sol e do calor.

Não é tão crítico quanto os outros dois procedimentos que citamos, mas é preciso se proteger -- justamente por isso, é um procedimento que pacientes fazem o ano todo. O importante é não se expôr a luz solar, de fato.

DÚVIDA COMUM: Quanto tempo dura?

Depende! Existem diversos tipos de ácidos com reticulações, que seriam como se fossem consistências diversas. Então, têm ácidos que duram de 9 a 10 meses, outros que duram de 12 a 18 meses e outros ainda que podem durar até 24 meses, ou seja, 2 anos.

4) Bioestimuladores de colágeno

Esses materiais são usados para promover, na camada mais profunda da pele, um estímulo de colágeno, já que sua produção no organismo diminui muito perto dos 30 anos de idade, e continua diminuindo a cada ano.

Ao contrário do preenchimento, a função deles não é dar volume, embora possa promover um pouquinho de volume na região facial. Ele não é feito para reestruturação da face, como o ácido hialurônico.

Ele serve, basicamente, para evitar e combater a flacidez, e o resultado não é tão imediato quanto o preenchimento. Ele começa a bioestimulação, geralmente, em um mês e o pico do processo pode acontecer de três a seis meses. 

5) Fios Faciais

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dra Daniela Balthazar (@dradanielabalthazar) em

Os fios, atualmente, estão super em alta. A técnica deles evoluiu demais, e já estão na quinta geração de fios. Eles também têm a função de bioestimulação de colágeno e são considerados bioestimuladores sólidos.

A grande vantagem é que promovem um lifting facial, porque os fios podem ser lisos, mas também podem ter 'garrinhas'. Essas garrinhas, quando colocadas no subcutâneo, camada mais profunda da pele, tracionam a pele flácida e reposicionam o tecido que sofreu com o processo de envelhecimento.

Após o procedimento, o paciente ainda permanece com o curativo por uma semana e, depois de uns 15 dias, ainda fica também com um edema.

Uma de suas vantagens é que ele é feito de maneira minimamente invasiva, sem corte -- é dada uma anestesia local antes do procedimento no próprio consultório mesmo -- e o resultado é maravilhoso. Na hora já é possível ver o resultado, mas o pico do estímulo do colágeno é entre um e três meses. 


SOBRE Dra. Daniela Balthazar - CRO 71941|Sp
​​
• Especialista pela Unicamp

• Credenciamento em Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais pela USP.

• Especialista em Harmonização Facial

• Curso intensivo em Anatomia Facial aplicada à Harmonização Facial no exterior pelo IMT - USA