Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Beleza natural: a eficiência das ervas

Descubra quais são as ervas que te ajudam a manter a saúde do cabelo e da pele em dia

Máxima Digital Publicado em 30/09/2015, às 10h53 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
ervas - divulgação
ervas - divulgação
O óleo ou o extrato de espécies  botânicas são amplamente utilizados na indústria cosmética para embelezar e até curar problemas que comprometem o visual da pele e do cabelo. No geral, são compostos por aminoácidos, enzimas, vitaminas e sais minerais que rejuvenescem, hidratam e protegem.

- A aloe vera ou babosa, por exemplo, possui ativos calmantes, antibacterianos e restauradores. Pesquisas comprovam que ela cicatriza feridas e regenera a pele depois de tratamentos de dermoabrasão 72 horas mais rápido. Isso porque as folhas da planta contêm um nível de água superior a 95% e a polpa (que parece um gel), vitaminas, proteínas, ácidos e minerais. No cabelo limpo, espalhe a seiva de 1 babosa e enxágue após 15 minutos para conquistar uma aparência macia e sem frizz. No rosto, renove a pele fazendo uma máscara com a polpa de 1 babosa, 1 colher (sopa) de açúcar e outra de leite. Depois de dez minutos, faça uma massagem suave e retire com água e sabonete facial. 

- Camomila e salsinha são ingredientes que todo mundo tem em casa. Aproveite e prepare uma máscara calmante com 1 colher (sopa) de argila verde e 1/4 de xícara (chá) de chá de camomila gelado. Misture bem, passe no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágue e aplique filtro solar. Se o problema são espinhas, amassa 1 ramo de salsinha e acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de alecrim. Aplique essa mistura na face e cubra com gaze. Remova após 30 minutos com água e sabonete facial. Quer um esfoliante natural? Prepare-o com 1/2 colher (sopa) de aveia em flocos finos e 1/4 de xícara (chá) de chá de camomila frio. Mexa os ingredientes e aplique na pele fazendo movimentos circulares. Enxágue com água fria. 

- O chá-verde e outro ingrediente famoso na cosmética. Riquíssimo em antioxidantes (manganês, potássio, vitaminas...), neutraliza os radicais livres - substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce. Protetor natural, também é anti-inflamatório. Compressas de chá-verde no rosto são indicadas para reduzir vermelhidão associada à rosácea e à acne e como tratamento de choque contra a falta de viço. Você tem poros dilatados? Junte 3 colheres (sopa) de chá com 1 colher (sopa) de argila verde, forme uma pasta e aplique no rosto por 15 minutos. Enxágue com água gelada.