Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Rotina

Chocolate! Especialistas ensinam receitas caseiras para a pele e cabelos com o derivado do cacau

A dermatologista Natasha Crepaldi e a médica Ana Carolina Sumam explicam os benefícios do queridinho dos brasileiros

Máxima Digital Publicado em 08/07/2020, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os benefícios do chocolate usado na rotina da pele e cabelo. - Freepik - Criado por 'drobotdean'
Os benefícios do chocolate usado na rotina da pele e cabelo. - Freepik - Criado por 'drobotdean'

Chocolate é uma delícia e vai bem em qualquer ocasião. Mas, você já pensou em usá-lo na sua rotina de beleza? 

O chocolate é um dos queridinhos do brasileiro e possui diversos benefícios. Reunimos algumas receitas caseiras para a skincare, além de dicas para amenizar o mau-humor e a TPM.

A dermatologista Natasha Crepaldi, explica que o chocolate previne o envelhecimento facial por conta dos flavonoides, que são antioxidantes.

Além disso, a médica, Ana Carolina Sumam, acrescenta que a cafeína do doce ativa a circulação local. "O chocolate também tem minerais e vitaminas A, B1, B2, B3 e E, que ajudam a manter a saúde da pele", explica.

De acordo com a dermatologista, um dos benefícios é que o açúcar e a manteiga de cacau possuem ação umectante, promovendo uma hidratação mais profunda.

"Os ingredientes são bastante eficazes para amaciar a pele e o cabelo. Eles formam uma camada protetora por isso, é muito comum encontrar cremes hidratantes à base de chocolate", ressalta Natasha.

Se consumido nas porções adequadas, ele atua como anti-inflamatório, ajudando na uniformização do tom da pele, além de aumentar a hidratação da cútis e ser utilizado em tratamentos anti-idade.

“O chocolate é um forte aliado na hidratação. Para a pele e para os fios, o chocolate é indicado em hidratações intensivas, já que possui ácido graxo, que forma uma camada de proteção na cútis”, recomenda Ana Carolina.

+++Leia Mais: Chocolate contra tosse? Funciona e a gente explica o porquê...

E não para por aí! De acordo com a psicóloga Katree Zuanazzi, o chocolate pode estimular a inteligência, melhorar a memória e o raciocínio se consumido uma vez por semana.

“Tudo isso acontece por conta dos flavonoides contidos no chocolate. Eles são antioxidantes, o que ajuda a melhorar a função cerebral. O derivado do cacau tem inúmeros benefícios e consumidos ou usados da maneira correta, só faz bem”, declarou.

Ela também afirma que o chocolate produz sensação de bem-estar e euforia quando consumido. O que é muito bom, principalmente para o alívio da TPM.

“Isso acontece por causa do triptofano, que é um aminoácido presente no chocolate. Quando ele entra no nosso organismo, estimula a serotonina, que é o neuro transmissor da felicidade. A interferência dela é direta no nosso estado de espírito, pois ela regula o humor e o sono”, finaliza a psicóloga.

Pillar Freire modelo plus size é adepta das receitas caseiras com chocolate. Para ela, o ingrediente deixa a pele luminosa e muito hidratada. "Os benefícios valem à pena. Preciso estar com o rosto em dia e essas máscaras me ajudam muito", comentou.

Confira abaixo duas receitas, indicada pelas dermatologistas, de máscaras caseiras para deixa a pele radiante:

Máscara facial de chocolate 

40g de chocolate ao leite (ou outro de sua preferência)

1 colher de chá de creme facial

Modo de preparo: derreta o chocolate em banho maria e depois misture com o creme. Deixe agir por 30 minutos e retire com água. Em seguida, hidrate a pele e use um protetor solar de sua preferência.

Máscara de chocolate para cabelos 

200 ml de água

1 colher (sobremesa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação a sua escolha

1 colher (sopa) óleo vegetal (como azeite ou óleo de coco)

Modo de Preparo: misture a água, o amido de milho, o chocolate em pó e leve ao fogo. Dissolva bem os ingredientes para não empelotar. Sempre mexendo, mantenha no fogo até notar que a mistura está homogênea. Desligue o fogo, espere esfriar e adicione os demais ingredientes. Com o cabelo limpo, aplique mecha por mecha, enluvando bem. Evite passar no couro cabeludo. Coloque uma touca e deixe agir de 10 a 20 minutos. Enxágue bem e, se achar necessário, condicione.