Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Conheça o tratamento dentário com lentes que alinha o sorriso

Percebeu que as famosas têm exibido um rosto mais harmônico, com um brilho diferente? Elas estão investindo nas lentes de contato, que alinham e embelezam o sorriso. Saiba tudo sobre o tratamento

Texto: Diane Neubüser Publicado em 16/11/2016, às 11h06 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sorriso de estrela - Shutterstock
Sorriso de estrela - Shutterstock
Flávia Alessandra, Fernanda Lima, Deborah Secco, Ana Maria Braga, Grazi Massafera, Glória Pires, Regina Duarte, Daniele Suzuki... A lista de celebridades que já mudou a aparência dos dentes e até a expressão facial é extensa e continua crescendo. O responsável pela transformação é um procedimento estético rápido, nada agressivo e de resultado imediato. “Películas de porcelana são encaixadas individualmente sobre os dentes naturais, respeitando o seu formato original — ou não. Os dentes podem ficar mais alongados, alargados ou ter cantos arredondados, a fim de harmonizar o sorriso com o rosto”, explica a especialista em odontologia estética Rosane Costa (RJ). Antes da escolha, porém, o dentista faz uma simulação computadorizada, com fotos, para a paciente vislumbrar o efeito. Interessada? Tire as dúvidas.

O QUE É A LENTE DE CONTATO DENTAL
“Uma peça de porcelana de 0,2 a 0,5 milímetros, confeccionada artesanalmente ou por meio de impressora 3D, é fixada sobre o dente da paciente com cola especial, sem provocar dor”, esclarece o dentista Marcelo Teixeira, professor da Faculdade São Leopoldo Mandic (SP).

COMO É O PROCEDIMENTO 
Após a avaliação do estado da saúde bucal, o expert providencia os moldes das lentes. É recomendável elaborar provisórias para a pessoa ter certeza do resultado. Depois do test drive o profissional dá sequência ao tratamento, colando as lentes definitivas.

CUIDADOS NECESSÁRIOS 
Após a aplicação do método, a vida segue normal, com escovações após as refeições e o uso de fio dental (ao menos uma vez por dia). No entanto, preste atenção ao mastigar alimentos: “Os muito duros, como rapadura e milho de pipoca, precisam ser evitados, pois podem quebrar até os dentes naturais”, diz Juliana Rossi, especialista em dentística e implantodontia (SP). Visitas semestrais ao consultório devem ser realizadas para cuidados preventivos.

DURABILIDADE
“As lentes resistem cerca de 15 anos”, garante o dentista Marcelo Kyrillos, do Ateliê Oral (SP). Maus hábitos, como roer unhas e morder tampa de caneta, comprometem a durabilidade das lentes — se é o seu caso, livre-se deles.

PARA QUEM É INDICADO
Como é um artifício estético, apenas corrige o desenho do sorriso. “Quem tem alteração na função mastigatória, como mordida cruzada ou ranger de dentes, ou sofre com problemas periodontais (inflamações na gengiva) não pode fazer”, avisa Rosane. O resultado também não é satisfatório em dentes muito escuros, pois a espessura superfina da lente tende a revelar manchas.

QUANTO CUSTA
O investimento é alto: sai entre R$ 1000 e R$ 5000 por dente, de acordo com o profissional escolhido e a região onde você mora. Em contrapartida, como não é necessário cobrir todos os dentes (geralmente é aplicado somente na parte visível do sorriso), o procedimento não costuma encarecer muito.

PARA VOLTAR ATRÁS
Os experts revelam que é difícil encontrar casos de pessoas que se arrependem do tratamento. Mas, se acontecer, só é possível retirar as lentes e reassumir os dentes naturais se o esmalte não foi comprometido. Antes de colocá-las, consulte um dentista de sua confiança.


Facetas X lentes

A diferença entre as técnicas é simples: “Enquanto as facetas têm, pelo menos, 1 mm de espessura e exigem o desgaste dos dentes para um melhor encaixe, as lentes de contato são superfinas, adequam-se mais facilmente e proporcionam um resultado muito natural”, explica Juliana.