Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Conheça os diferentes tipos de estrias e os tratamentos adequados

As marcas na pele podem apresentar solução

Gabriella Gouveia Publicado em 13/03/2017, às 16h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os tratamentos e soluções dependem da coloração e aspecto da estria  - Shutterstock
Os tratamentos e soluções dependem da coloração e aspecto da estria - Shutterstock

Estrias são cicatrizes que se formam posteriormente ao estiramento e ruptura das fibras de colágeno e elastina presentes na pele. Quando determinada parte do corpo começa a aumentar em um curto período de tempo como na gravidez, durante a puberdade ou devido ao rápido aumento de peso (efeito sanfona), as chances do surgimento de estrias aumentam, ainda mais em pessoas geneticamente pré-dispostas. Como são feridas internas, passam por diferentes fases, que podem ser:

 Vermelhas ou arroxeadas: Essas colorações indicam que as estrias são recentes e ainda há circulação de sangue na região. Junto com as fibras de colágeno e elastina, são também rompidos pequenos vasos sanguíneos e o corpo trabalha para cicatrizar o local. Como esse processo está em andamento, a probabilidade de sucesso em tratamentos para a redução de estrias são maiores – e existem diversos cremes e tratamentos estéticos que podem ajudar.

Estrias brancas: São antigas e já não apresentam ação inflamatória. Elas podem ser lisas ou apresentar textura, sendo classificadas como Hipertróficas as que estão em relevo em relação à superfície da pele e Atróficas as mais profundas. Ainda não há solução definitiva para eliminar as marcas totalmente, entretanto, há vários procedimentos estéticos e produtos no mercado capazes de preveni-las e reduzi-las.

 Tratamentos estéticos: Podem ser simples ou invasivos, com o uso de agulhas ou ácidos que agridem a pele para promover a renovação do tecido danificado. O mais indicado é que se procure um profissional de confiança para garantir segurança e evitar surpresas desagradáveis como feridas ou manchas. Além disso, a quantidade de cremes com diferentes propostas é bastante abundante – muitos até trazem ácidos ou compostos vegetais na composição, atuando de muitas formas e auxiliando na redução das estrias.

 O CicatriSSim, é uma nova opção de tratamento disponível no mercado. O produto é composto por extrato de vegetais de plantas medicinais, feito à base de barbatimão (potente ação cicatrizante), rosa mosqueta (rejuvenescimento), aloe vera (potente na hidratação) e ácido glicólico (estimula a produção de colágeno), que ajudam na diminuição de estrias vermelhas e brancas, até mesmo as mais profundas.