Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Cuidados com a pele: os cuidados necessários a partir dos 40 anos

Para se manter linda durante a vida inteira, alguns cuidados específicos são necessários. Aqui, mostramos os cuidados a partir dos 40

Máxima Digital Publicado em 16/04/2015, às 10h08 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

cuidados com a pele
cuidados com a pele - Shutterstock
As alterações que começaram aos 25 se intensificam. A perda de oleosidade aumenta, deixando a face mais ressecada e com menos vigor. Algumas rugas surgem ao redor da boca e a flacidez altera os contornos do rosto. As manchas ficam mais evidentes. A renovação celular torna-se irregular e a pele perde cada vez mais a hidratação natural. Na luta contra os sinais, procure usar produtos ricos em ativos capazes de uniformizar o tom e combater a flacidez, como os antioxidantes e ácidos.

Antioxidantes em ação
O efeito dos radicais livres é uma das causas mais importantes do processo de envelhecimento. Eles atacam e danificam as células cutâneas, provocando ressecamento, descoloração e perda de elasticidade. Dentre os antioxidantes mais conhecidos estão: vitamina C (que ainda estimula
a formação de colágeno e clareia), vitamina E, licopeno, resveratrol e chá verde. Eles são encontrados nos hidratantes de uso diurno e nos cremes anti-idade noturnos.
•Aplique o cosmético com movimentos circulares, da testa e da parte central do rosto em direção às laterais. Não exagere na quantidade: não é a dose que garante uma boa ação do produto, mas sim a sua formulação. 
•Se o cosmético for usado de dia, certifique-se de que ele contém filtro solar. Se não, aplique um protetor em seguida.

Ácidos para renovar
Substâncias como os ácidos retinóico, glicólico, salicílico, mandélico, azeláico, fítico e kójico promovem a renovação celular, regularizam a superfície cutânea, diminuem manchas, atenuam ruguinhas, estimulam o colágeno, reduzem a acne e os poros abertos. O retinóico é um dos mais empregados, pois é considerado seguro e muito eficaz contra o fotoenvelhecimento.
•Existem vários cosméticos com base ácida e que podem ser usados por qualquer tipo de pele, inclusive a negra.
•Aplique-os diariamente, sempre à noite.

Foco nos olhos
A região que envolve as pálpebras é muito vascularizada e fina, pois tem pouco colágeno e elastina. Como se não bastasse, sofre constante desgaste — o ininterrupto piscar, vícios de expressão e a ação do sol. O importante é manter a área hidratada com um creme de contorno de olhos, porque quanto mais ressecada ela estiver, menos elasticidade terá e mais suscetível a vincos estará. 
•Aposte numa fórmula que estimule o colágeno e com agentes clareadores (ácido kójico, tioglicólico ou vitamina C).
•Espalhe o creme de contorno com o dedo anelar, que exerce pouca pressão. O movimento deve ser linear, embaixo e em cima, de dentro para fora.


Confira mais cuidados para todas as idades na MÁXIMA de abril. Já nas bancas.
ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI