Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Cuidados com a pele: os cuidados necessários a partir dos 40 anos

Para se manter linda durante a vida inteira, alguns cuidados específicos são necessários. Aqui, mostramos os cuidados a partir dos 40

Máxima Digital Publicado em 16/04/2015, às 10h08 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
cuidados com a pele - Shutterstock
cuidados com a pele - Shutterstock
As alterações que começaram aos 25 se intensificam. A perda de oleosidade aumenta, deixando a face mais ressecada e com menos vigor. Algumas rugas surgem ao redor da boca e a flacidez altera os contornos do rosto. As manchas ficam mais evidentes. A renovação celular torna-se irregular e a pele perde cada vez mais a hidratação natural. Na luta contra os sinais, procure usar produtos ricos em ativos capazes de uniformizar o tom e combater a flacidez, como os antioxidantes e ácidos.

Antioxidantes em ação
O efeito dos radicais livres é uma das causas mais importantes do processo de envelhecimento. Eles atacam e danificam as células cutâneas, provocando ressecamento, descoloração e perda de elasticidade. Dentre os antioxidantes mais conhecidos estão: vitamina C (que ainda estimula
a formação de colágeno e clareia), vitamina E, licopeno, resveratrol e chá verde. Eles são encontrados nos hidratantes de uso diurno e nos cremes anti-idade noturnos.
•Aplique o cosmético com movimentos circulares, da testa e da parte central do rosto em direção às laterais. Não exagere na quantidade: não é a dose que garante uma boa ação do produto, mas sim a sua formulação. 
•Se o cosmético for usado de dia, certifique-se de que ele contém filtro solar. Se não, aplique um protetor em seguida.

Ácidos para renovar
Substâncias como os ácidos retinóico, glicólico, salicílico, mandélico, azeláico, fítico e kójico promovem a renovação celular, regularizam a superfície cutânea, diminuem manchas, atenuam ruguinhas, estimulam o colágeno, reduzem a acne e os poros abertos. O retinóico é um dos mais empregados, pois é considerado seguro e muito eficaz contra o fotoenvelhecimento.
•Existem vários cosméticos com base ácida e que podem ser usados por qualquer tipo de pele, inclusive a negra.
•Aplique-os diariamente, sempre à noite.

Foco nos olhos
A região que envolve as pálpebras é muito vascularizada e fina, pois tem pouco colágeno e elastina. Como se não bastasse, sofre constante desgaste — o ininterrupto piscar, vícios de expressão e a ação do sol. O importante é manter a área hidratada com um creme de contorno de olhos, porque quanto mais ressecada ela estiver, menos elasticidade terá e mais suscetível a vincos estará. 
•Aposte numa fórmula que estimule o colágeno e com agentes clareadores (ácido kójico, tioglicólico ou vitamina C).
•Espalhe o creme de contorno com o dedo anelar, que exerce pouca pressão. O movimento deve ser linear, embaixo e em cima, de dentro para fora.


Confira mais cuidados para todas as idades na MÁXIMA de abril. Já nas bancas.