Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Cuidados com os pés: mito ou verdade?

Todo mundo quer manter a região macia e lisinha, mas alguns hábitos considerados bons acabam atrapalhando o tratamento. Para saber mais, veja as dicas da podóloga Claudia Andrea Olindino, consultora da MIP Brasil Farma

Paula Lima Publicado em 09/03/2016, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a tratar dos seus pés  - Shutterstock
Aprenda a tratar dos seus pés - Shutterstock

Bolhas devem ser estouradas. Mito! É preciso permitir que elas estourem sozinhas, pois se regeneram facilmente. Forçar o estouro das bolhas pode causar inflamação no pé. 

Calos são causados pelo atrito com os sapatos. Verdade! Eles se formam por causa da pressão ou do atrito numa área dos pés e, para se proteger, a pele se acumula na região pressionada. Calos não tratados podem atingir maior profundidade, alcançando nervos e causando dores.

Lixar os pés com lixas comuns engrossa a pele. Verdade! Ao lixar as solas, o corpo rapidamente forma uma pele mais espessa no lugar daquela que foi retirada. O ideal é, em vez de lixar os pés, é esfoliá-los.

Hidratar os pés regularmente previne calosidades. Verdade! Hidratá-los com produtos específicos ajuda na prevenção de calosidades e de outros problemas. Além disso, a cada dois ou três meses a especialista recomenda o uso de meias esfoliantes e de caneta contra calosidades. 

Sapatos de bico fino provocam joanetes. Mito! O joanete é uma inflamação da articulação do dedo maior do pé. É hereditário e tende a aparecer mais nas mulheres. O uso de sapatos apertados comprime os dedos e pode piorar a situação, mas não ocasionam o problema.

O formato da unha facilita o encravamento. Verdade! As unhas dos pés devem ser lixadas em formato quadrado, pois, se forem lixadas redondas, podem facilitar o encravamento.