Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Rotina

Cuidados com a pele: Aprenda o modo certo de fazer skincare e manter a pele saudável

A médica Karla Lessa explica a ordem correta de utilização de produtos como prevenção do envelhecimento precoce

Máxima Digital Publicado em 03/07/2020, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda os passos ideais para o skincare - Freepik - Criado por 'Pressfoto'
Aprenda os passos ideais para o skincare - Freepik - Criado por 'Pressfoto'

Uma pele linda e saudável é o desejo de todos. No entanto, você sabe qual a melhor maneira para conseguir manter a pele perfeita? A Dra. Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa, explica o modo certo de cuidados com a pele

É importante lembrar que fatores externos também influenciam na saúde da pele, como: sol, frio, tempo seco, poluição, poeira, produtos químicos, má alimentação, cigarro, insônia, radicais livres, tudo isso prejudica a saúde da pele. 

Outros cuidados devem ser tomados, como a escolha correta de produtos para o seu tipo de pele, seguindo a rotina de diariamente, com: limpeza, tonificação, hidratação e protetor solar.

No entanto, muitas pessoas não sabem qual a ordem correta de aplicação destes produtos, lembrando que é de grande importância consultar o dermatologista para descobrir o que deve ser usado em sua pele e com isso, criar o hábito de cuidados em casa.

“Cada um tem seus itens, produtos e recomendações médicas específicas. Os destaques e mais importantes são limpar, hidratar e proteger, esse precisa ser o básico da rotina”, explica a médica.

+++Leia Mais: 6 produtos baratinhos para incluir no skincare

A Dra. Karla indicou 7 passos básicos que todos podem seguir para manter a pele bonita e saudável:

Passo 1

Limpar o rosto com água micelar ou óleo de coco e depois lavar o rosto com o sabonete próprio para o seu rosto. É necessário retirar a sujeira e a oleosidade excessiva, os resíduos dos produtos usados (filtro solar, make, ácidos) e remover as células mortas. Eles podem te fazer mal e também atrapalham o restante do processo.

Passo 2

Tônicos: caso sejam indicados para o sua pele, não deixe de usar. Eles servem para normalizar o pH da pele, que pode ter sido alterado pelo sabonete ou outro produto de limpeza. Eles mantêm os poros mais fechadinhos.

Passo 3

Antioxidantes: o uso de antioxidantes tópicos, como os séruns ou booster, combatem radicais livres - aceleram o envelhecimento da pele -  e com isso, evitam o surgimento precoce de rugas, uniformizando o tom da sua pele, ajudam na flacidez e a deixam mais viçosa.

Passo 4

Hidratação: é uma das partes mais importantes, pois é o hidratante que vai alimentar a pele e preparar para enfrentar o dia. É ideal o sudo do produto que seja indicado para você. Aplique no rosto e espere 15 minutos. Durante esses minutinhos, ele vai agir e não irá atrapalhar a absorção do próximo produto. 

Passo 5

Para quem usa rejuvenescedores e ácidos (não fotossensíveis) essa é a hora!

Passo 6

Proteção: agora é o protetor solar - sempre acima de FPS 30, gel, creme ou fluido, de acordo com a indicação do seu dermatologista. Após aplicação, espere secar e se quiser, pode aplicar a make!

Passo 7

Por último, vem a proteção extra- o repelente! Aplique de preferência por cima da roupa e nas áreas fotoexpostas.

De acordo com a Dra. Karla é muito importante seguir esses passos. “Só assim conseguimos absorver os benefícios dos produtos e garantimos a eficácia dos princípios ativos”, completa. Se der aquela preguicinha, lembre-se de que esses cuidados deixarão sua pele perfeita.

+++Leia Mais: Protetor solar facial: 6 produtos que você precisa conhecer