Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Delineado

Delineado perfeito: Aprenda 6 dicas para não errar mais no traço

A instrutora de maquiagem Dayane Faustino fez um passo a passo especial que irá te salvar

Máxima Digital Publicado em 26/09/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda 6 dicas para não errar mais no delineado - Freepik - Photohobo
Aprenda 6 dicas para não errar mais no delineado - Freepik - Photohobo

O toque especial queridinho da maquiagem é um super desafio: o delineado! 

Ele pode ser feito em vários tamanhos, cores e estilos, mas a dificuldade continua a mesma. 

O traço delineador não parece ter previsão para sair de moda. Além do clássico preto, o delineado também aparecido com frequência em versões coloridas.

Para acabar de vez com essa dificuldade, a instrutora de make Dayane Faustino preparou um guia passo a passo de como traçar o delineado se errar. 

CONFIRA! 

1. A ESCOLHA DO DELINEADOR 

Caneta

"Esse é o melhor investimento para quem está na fase de iniciante e ainda não tem muita prática. Ele tem um formato que dá firmeza na hora de manuseá-lo, característica essencial para desenhar o gatinho. A ponta é fininha e mais durinha, na medida certa para o delineado contorno, e a tinta já sai diretamente por ela. Um grande truque na hora de usar a caneta é deitá-la paralelamente à pálpebra móvel, na posição horizontal, quase encostando na pele. Isso facilita a aplicação e evita que o delineado fique tremido. Para facilitar ainda mais, o truque é ir 'carimbando' a pálpebra com a lateral da caneta, formando o traço, ao invés de desenhar a linha com a ponta.", explicou a maquiadora. 

Líquido 

"É a variação mais difícil do produto para quem está começando, pois demora uma pouco para secar, aumentando o risco de borrar. Além disso, exige maior precisão no manuseio. Porém, como o pincel de aplicação é fininho, ele resulta em uma cor mais intensa.", falou. 

Gel ou creme

Para esse tipo, Dayane ainda deu uma dica de ouro: "O produto vem em um pote, como se fosse uma sombra cremosa, e necessita de um pincel de maquiagem específico para ser aplicado - pequeno e chanfrado, tendo um corte diagonal na ponta; também pode ser usado um pincel fino para acabamentos. O delineador em gel ou creme é fácil de ser aplicado, mas requer prática. Uma dica, caso a cor pareça fraca, é reforçar o traço com um delineador líquido."

Sombra

"A sombra em pó misturada com um pouco de água ganha densidade e cor intensa, fazendo às vezes do delineador. A misturinha precisa ser aplicada com pincel fino cortado na diagonal. Não é difícil traçar com a sombra, mas também requer treino e habilidade. É um recurso muito usado por maquiadores profissionais.", contou. 

2. SEJA PACIENTE

Dayane explicou que é preciso ter paciência para a hora do traçado: "Se a maquiagem precisar ser feita com pressa, o delineado não é o mais indicado. Especialmente no início é preciso ter tempo, paciência e disposição."

A instrutora de maquiagem ainda ensinou qual o melhor modo de fazer o delineado: "Para facilitar a criação do traçado perfeito, o truque é não tentar desenhá-lo de uma vez, mas começar pelo meio da pálpebra e levar até o cantinho externo - para finalizar, é só voltar ao meio e seguir para o canto interno.".

3. TENHA A MÃO FIRME

"É essencial ter firmeza na mão ao usar o delineador, sendo ele de qualquer textura ou tipo. Não dá para tremer! O ideal é escolher uma posição confortável para realizar a maquiagem procurando sentar e apoiar os cotovelos em uma superfície. Quanto ao uso do espelho, caso ele esteja posicionado a frente do rosto, o indicado é puxar levemente a pele do canto do olho para mantê-los fechado e, assim, conseguir enxergar o processo. Já o espelho colocado na altura do queixo ajuda a visualizar melhor o trabalho, pois, ao olhar para baixo, a pálpebra se fecha naturalmente, mas não totalmente.", ensinou Dayane. 

4. TREINO

Para a instrutora de maquiagem, o melhor jeito de aprender é treinando. "A melhor maneira para aprender a usar o delineador sem medo (e sem erro) é praticando a aplicação. Um delineado perfeito na primeira tentativa, mesmo lendo sobre o assunto ou assistindo tutoriais, é muito raro. Por sorte, existem vários ótimos truques para o momento do treino.", falou. 

Dayane ainda fez um tutorial de algumas maneiras que facilitarão o modo como você poderá fazer seu delineado. 

"Cortar um pedaço pequeno de fita adesiva (2 a 3 cm) e, para não machucar a pele da região dos olhos, retirar um pouco a cola grudando-a uma ou duas vezes no dorso da mão. Com a fita na diagonal, apoiar uma ponta dela logo abaixo dos cílios inferiores, tomando cuidado para não grudar nos pelos, e alinhar a outra ponta com o final da sobrancelha. Assim, é possível formar um ângulo perfeito para o traço gatinho.".

• "Ao invés de aplicar o delineado num traço contínuo, o ideal é fazer pequenos tracinhos sem colocar força no aplicador. É interessante também fazer alguns pontinhos em toda a extensão do desenho e depois, com um pincel, apenas ligá-los. Outra dica é fazer o primeiro traço com o lápis e finalizar com o delineador por cima.".

• "Nunca puxar o canto externo da pálpebra com o dedo quando for construir o traço inicial do delineado, pois o formato do olho se modifica e é possível perder a noção do desenho.". 

5. DELINEADO GATINHO

Dayane ensinou um passo a passo de como fazer o famoso delineado gatinho, um dos mais queridos. 

• "O segredo é começar o delineado pelo centro da pálpebra, aplicando o produto com o pincel deitado até o final do contorno externo do olho. Se a dica da fita adesiva for utilizada, o traço deve terminar nela. Esse traço inicial é fino e deve ser engrossado aplicando uma segunda camada de delineador".

• "Em seguida, usando a ponta do pincel, é preciso contornar o restante da pálpebra, do canto interno para centro, uniformizando o traço. A linha interna deve ser fininha, pois no delineado gatinho o traçado começa fino no canto interno e termina mais grosso no externo".

• "Agora é o momento de fazer o risco que vai definir o gatinho. Marque-o no canto externo do olho em direção a sobrancelha. O tamanho desse traço não é muito longo nem muito curto. Se estiver utilizando a fita adesiva, basta aplicar rente a ela".

• "Depois basta juntar o início do gatinho com o final do delineado de contorno, aplicando o pincel de fora para dentro".

• "Enquanto estiver aplicando o delineador, o ideal é sempre dar uma olhada no resultado para ir uniformizando o traço".

6. DELINEADO ESFUMADO

A maquiadora ensinou uma alternativa para aqueles que não têm muito domínio da make: "Para os que buscam praticidade ou não possuem tanta firmeza na mão, a solução pode estar no estilo esfumado de delineado. Possibilitando uma make rápida e sem grandes dores de cabeça, o processo para criar o traçado é bem simples: aplica-se o delineador em gel ou em creme com um pincel chanfrado pequeno e, logo em seguida, com um pincel mais fofinho, é só esfumar o delineador aplicando uma sombra marrom."

Com todas as dicas dadas, agora é só se jogar e arrasar na make!