Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dicas de beleza para quem quer aproveitar o Carnaval ao máximo

Aprenda truques de dermatologista para fazer bonito na folia

Gabriella Gouveia Publicado em 17/02/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cuidados com a pele e o cabelo são itens indispensáveis na hora da caracterização!  - Shutterstock
Cuidados com a pele e o cabelo são itens indispensáveis na hora da caracterização! - Shutterstock

Para aqueles que caem na folia com tudo que têm direito, inclusive se maquiando e pintando os cabelos, é preciso tomar alguns cuidados. A dermatologista Thais Sakuma, assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá algumas dicas para que a festa não termine antes da hora.

Maquiagem

 Um dos itens queridinhos na maquiagem carnavalesca são os cílios postiços, que precisam de cuidados especiais para serem retirados. Se houver dificuldade, não se deve forçar a remoção. A dica é retirar com demaquilante bifásico, aquele que contém uma parte de óleo, ou xampu neutro para bebê. Se houver força, pode-se acabar arrancando os cílios naturais, o que resultaria em falhas. Já para os lábios o melhor é aplicar batom com proteção solar.

Cabelos

Como as pessoas gostam de brincar ao ar livre, os cabelos sofrem com os efeitos do sol. A exposição aos raios solares ultravioletas pode danificar a estrutura superficial dos fios, deixando-os ressecados e sem brilho. O ideal é usar chapéus e bonés. Outra recomendação é aplicar leave-in, creme, óleo ou fluido protetor ou produtos capilares com filtro solar, que também terão um efeito de proteção.

Outros cuidados

Água termal: uma santa ajuda na hora de se refrescar, seja na rua ou no salão, e manter a pele macia e hidratada.

Frutas cítricas: é preciso ter cuidado com o contato da pele com frutas cítricas, como limão, caju e laranja, quando se estiver exposto ao sol. Elas provocam manchas e até queimaduras de segundo grau quando presente na pele exposta aos raios solares.

Hidratação: beber muita água! Manter a hidratação não ajuda apenas o corpo, mas a pele também.

Pés: se a pessoa brincar tanto que os pés acabarem ficando com bolhas, estas não devem ser rompidas, pois podem infeccionar. Prefira os sapatos mais confortáveis. Para relaxar os pés ao final do dia, aplique pomadas à base de cânfora ou mentol, massageando inclusive os dedos.

Proteção solar: indispensável, sempre! Se for brincar ao ar livre, o recomendado é usar um produto com, no mínimo, FPS 30, e reaplicá-lo a cada duas horas. Como no dia a dia, evite exposição ao sol nos períodos de pico, entre 10 e 16h. Aqueles com pele oleosa devem optar por produtos oil free. É importante aplicar o filtro pelo menos meia hora antes de ir para a folia.

Vestimenta: tecidos sintéticos e apertados, que podem causar brotoejas, principalmente em crianças, devem ser evitados. Prefira roupas de algodão, leves e claras.