Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Cuidados com os cabelos

Especialista dá 6 dicas sobre cuidados com o cabelo no inverno

Confira alguns cuidados com as madeixas nos dias frios

Máxima Digital Publicado em 20/06/2022, às 14h00

Especialista dá 6 dicas sobre cuidados com o cabelo no inverno - Freepik
Especialista dá 6 dicas sobre cuidados com o cabelo no inverno - Freepik

O clima no Brasil costuma causar preocupações em relação aos cuidados com o cabelo, por conta da alta temperatura que enfrentamos em diferentes épocas do ano. Porém, os cuidados não se restringem ao calor, o inverno traz consigo inúmeros efeitos climáticos prejudiciais ao couro cabeludo.

Diante deste cenário, a especialista no assunto, a cabeleireira Janny Mota indicou seis precauções que devemos ter com os cabelos durante o inverno.

Não deixe de lavar os cabelos

Um erro comum de muitas pessoas, é diminuir a regularidade em que lavam seus cabelos em dias mais frios. Esse costume pode ocasionar um aumento na queda dos cabelos, além de diminuir o seu brilho. Cada cabelo demanda um cuidado específico, mas no geral, o recomendado é lavar cabelos oleosos diariamente, e cabelos mais secos em dias alternados.

Evite banhos muito quentes

Independente da estação em que estamos, é sempre indicado lavar o cabelo com água fria, pois a água em temperatura elevada pode danificar os fios e prejudicar o couro cabeludo. Essa agressão ao couro cabeludo pode abrir as cutículas capilares, sendo capaz de causar ressecamento, quebra dos fios e perda de brilho.

Hidrate os fios

A hidratação ajuda a manter a saúde dos seus fios, mantendo-os sedosos e brilhosos. Por isso, o indicado é hidratar pelo menos uma vez na semana, sempre intercalando entre hidratação, reconstrução, nutrição e cauterização, de acordo com o que seu cabelo precisa primeiro.

Use condicionador

O condicionador possui extrema importância no cuidado com o cabelo no inverno, uma vez que ele amplia o brilho e a maciez dos fios, além de selar as cutículas capilares. Antes de utilizá-lo, é importante se atentar a retirar qualquer resíduo que tenha sobrado no cabelo durante o processo de lavagem. Por fim, vale ressaltar a importância de procurar o produto adequado ao seu tipo de cabelo.

Atenção ao secar os cabelos

É essencial que em dias mais frios o cabelo seja enxugado corretamente, já que a baixa temperatura dificulta o processo natural de seca do cabelo. A permanência dos fios umedecidos, independente de você sair ou não de casa, pode fragilizá-los e torná-los quebradiços, produzindo caspa, e, em alguns casos, micoses.

Evite abafar o cabelo com acessórios

Cobrir o cabelo com uso contínuo de gorros e chapéus pode proliferar fungos e seu cabelo não ter a oxigenação que precisa, podendo acelerar o processo de oleosidade, ou ressecamento. Sendo assim, é aconselhável evitar utilizar acessórios regularmente, ou em curtos períodos de tempo, onde o cabelo pode estar sujo.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI