Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Esfoliante

Guia do esfoliante: Especialista explica como e quando esfoliar o rosto

A dermatologista Luciana Garbelini esclareceu algumas das principais dúvidas sobre o produto

Máxima Digital Publicado em 03/10/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista explica como e quando esfoliar o rosto - Freepik - Ilona.shorokhova
Especialista explica como e quando esfoliar o rosto - Freepik - Ilona.shorokhova

Um dos principais passos em uma rotina de skincare é a esfoliação. Esse tipo de cuidado com o rosto está no top dos favoritos dos amantes dessa prática.

Porém, muitos ainda não entendem o que é a esfoliação, quando fazer, qual produto é o mais ideal e com que frequência realizar esse procedimento.

Para colocar um ponto final em todas as dúvidas, a dermatologista Luciana Garbelini esclareceu algumas das principais questões que envolvem o esfoliante.

O que é esfoliar?

“Basicamente, significa remover as células mortas da pele. Embora seja mais comum no rosto, também pode ser feito no corpo, mas por serem áreas com necessidades diferentes, exigem produtos específicos para cada uma dessas áreas e são feitas de formas diferentes”.

Por que esfoliar o rosto?

“Considerando que a esfoliação remove as células mortas, a ação dá espaço para as células ativas trabalharem melhor e isso contribui para uma pele menos oleosa e sem células mortas".

Qual esfoliante escolher?

“Produtos orgânicos são mais indicados por conterem ingredientes naturais que serão absorvidas melhor pela pele, sem causar irritações, alergias e sensibilidade. Mas, não só a escolha do produto é fundamental, como também a periodicidade da esfoliação, que vai variar conforme o tipo de pele. Existem peles sensíveis, secas, oleosas/acneicas e normal. Para todos os casos, a indicação é fazer entre uma e duas vezes por semana. No entanto, para peles secas apenas uma vez por semana é suficiente para o rosto não ficar ressecado”.

Como esfoliar?

“Não importa o tipo de pele, a esfoliação deve ser feita com as pontas dos dedos sem friccionar com força. O rosto é sensível e esfoliantes são potentes, então delicadeza é fundamental para não causar vermelhidões e irritações”.