Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Incômodos podem atrapalhar o sono das grávidas. Saiba como amenizar o problema

A falta de sono pode afetar a qualidade de vida da gestante e prejudicar seu bem-estar. A ginecologista Daniela Maeyama dá dicas para driblar o problema

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 23/12/2015, às 08h51 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
gravida - shutterstock
gravida - shutterstock
Durante a gestação é extremamente comum ouvir das mamães reclamações sobre noites mal dormidas. O problema geralmente está ligado às muitas alterações que o corpo sofre durante o processo. Hormônios, picos de ansiedade e a clássica vontade de fazer xixi são algumas da principais causas. Segundo a ginecologista e obstetra Daniela Maeyama os incômodos ficam ainda mais intensos no final da gravidez. "Por volta do último trimestre, a mamãe tende a ter mais dificuldade para dormir", conta. "Nessa etapa temos o agravante do peso e tamanho da barriga, dificuldade para achar uma posição confortável para dormir, vontade de ir ao banheiro várias vezes durante a noite e sensação de calor em demasia devido à vasodilatação", explica.

A médica listou três dicas que podem ajudar a driblar os problemas e garantir um sono tranquilo:

Na gravidez, enquanto a ingestão de líquido aumenta, a capacidade da bexiga diminui. Isso acontece, pois com o aumento do útero a bexiga é pressionada, fazendo com que a mulher urine mais vezes do que o comum. Uma dica é consumir mais líquidos durante a manhã e menos à noite. Mas essa alternativa não garante que a gestante vá menos ao banheiro durante a noite.

Opte por refeições leves, principalmente à noite, e reduza o consumo de bebidas com cafeína, como café, chá preto, e alguns refrigerantes, que podem afetar a qualidade do sono.

- Para as grávidas que não encontram uma posição confortável, vale tentar a decúbito lateral esquerdo (deitar do lado esquerdo), pois costuma ser a mais confortável para a circulação fetal e retorno venoso. Mas não existe regra! Para achar uma posição recomenda-se que a futura mamãe eleve a cabaceira e coloque um suporte entre as pernas e nas laterais para apoiar a barriga.