Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / CUIDADOS COM A PELE

Maskne: Saiba o que é e como tratar as alterações de pele devido ao uso de máscara facial

O uso excessivo do acessório pode obstruir os poros causando acne e dermatite perioral

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 30/08/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maske é o termo usado para denominar as alterações que surgem no rosto devido ao uso da máscara facial - Pixabay
Maske é o termo usado para denominar as alterações que surgem no rosto devido ao uso da máscara facial - Pixabay

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, além do isolamento social, outro item de proteção e segurança é a máscara facial. Entretanto, o uso constante desse acessório pode causar lesões no rosto. 

Além de desidratar a pele, a máscara obstrui os poros e, por este motivo, pode causar acne, rosácea e dermatite perioral. Estas alterações na pele estão sendo chamadas de 'Maskne'. 

"O termo 'Maskne' serve para designar a acne que alguns pacientes apresentam por causa do uso das máscaras no rosto. O acessório acaba gerando um ambiente mais úmido, quente, fazendo uma certa fricção, alterando a microbiota da nossa pele e favorecendo a acne. Além disso, ela também contribui com o aumento da oleosidade da pele, oclusão dos poros e tudo isso ocasiona as lesões de acne", explica a médica dermatologista Ana Carolina Sumam.

Fora manter uma rotina de skincare, vale ficar atento ao tecido da máscara e optar por versões que permitam que a pele respire melhor. “Máscaras feitas com 100% de algodão são melhores, pois permitem que a pele respire um pouco (as cirúrgicas também são recomendadas). À medida que a temperatura aumenta e você transpira mais, precisará manter a máscara limpa”, recomenda a dermatologista Antonella Murad.

"O paciente tem que estar sempre com a pele limpa e, ao mesmo tempo, tentar evitar limpá-la excessivamente, já que a barreira cutânea é importante para evitar a penetração de microrganismos. Utilizar um hidratante e protetor solar específicos para a pele oleosa também é importante. A pele bem hidratada mantém o seu manto hidrolipidico íntegro e isso também dificulta a penetração de bactérias", diz Ana Carolina, que recomenda ainda evitar o uso excessivo de maquiagem por causa da oclusão causada pela máscara.