Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Mitos e verdades sobre o botox

Posso fazer preenchimento labial com botox? A toxina perde o efeito ao longo dos anos? Dói muito? Tire essas e outra dúvidas aqui

Diane Neubüser Publicado em 10/07/2017, às 09h10 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com o passar dos anos, pode ser necessário ajustar a quantidade de botox aplicada, porém ele nunca perde o efeito. - Foto Shutterstock
Com o passar dos anos, pode ser necessário ajustar a quantidade de botox aplicada, porém ele nunca perde o efeito. - Foto Shutterstock

A aplicação da toxina botulínica – também conhecida como Botox® - é uma prática cada vez mais comum na vida de homens e mulheres que almejam rejuvenescer sua aparência física e elevar a autoestima. Com a popularização do procedimento estético, é natural que surjam mitos sobre o assunto. Pensando nisso, listamos alguns pontos importantes para esclarecimento e desmistificação do assunto sob a orientação da médica-chefe da rede Pró-Corpo Estética Avançada, Dra. Adriana Benito. Confira:

1. O Botox® proporciona efeitos imediatos? MITO
"A diferença começará aparecer após 48 ou 72 horas da aplicação. Para que os efeitos sejam visivelmente notáveis, é necessário aguardar o período de quinze dias ou mais até que os músculos se acomodem.”, diz a especialista.

2. Botox® só é indicado para corrigir rugas? MITO
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a toxina botulínica é recomendada também para alterações corporais como, por exemplo, estrabismo, blefaroespasmo, distonias, espasticidade e hiperidrose palmar e axilar (suor excessivo).

3. Não existe idade mínima para fazer esse tipo de tratamento. VERDADE
Nesse caso, o mais importante é a recomendação apropriada, vinda de um profissional especializado. Muitos procedimentos estéticos não necessitam de idade mínima, no entanto é primordial recorrer a profissionais qualificados e clínicas credenciadas e reconhecidas, para a correta indicação.

4. A sobrancelha sobe com a aplicação do Botox®. VERDADE
Ao ser aplicado no local correto, a toxina botulínica pode fazer com que a sobrancelha se eleve sutilmente, o que proporciona uma aparência mais jovial a quem se submete ao procedimento.

5. Botox® perde o efeito ao longo dos anos? MITO
Você pode usar a toxina botulínica por quanto tempo desejar ao longo da vida e o efeito será sempre o mesmo. Pode acontecer de a condição da sua pele mudar devido ao processo de envelhecimento, isso possivelmente exigirá uma quantidade maior da toxina ou um tratamento diferente.

6. Se eu aplicar Botox®, meus lábios aumentarão? MITO
A toxina botulínica não preenche ou aumenta o volume de determinada região. Ao contrário do preenchimento, o Botox® é usado para suavizar rugas e linhas de expressão por meio do relaxamento do músculo, sem preenchimento.

7. A aplicação do procedimento estético é dolorida. MITO
O procedimento é praticamente indolor, mas para pessoas mais sensíveis é possível aplicar um anestésico tópico local.