Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Óleos Capilares

Óleos Capilares: Para que servem e como usá-los na rotina de cuidados com os fios

Já pega o bloquinho, a caneta e anota essas dicas de expert

Máxima Digital Publicado em 28/12/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba tudo sobre os óleos capilares - Freepik
Saiba tudo sobre os óleos capilares - Freepik

Quem não tem medo de colocar óleo nos cabelos e deixá-los em uma textura desagradável? 

A dermatologista especialista em couro cabeludo Andreia Frange bateu um papo com a Máxima Digital e colocou um ponto final nesse terror que ronda os amantes dos cuidados com as madeixas. 

Foi-se o tempo em que óleo e cabelo não podiam ficar na mesma frase. Prova disso é que a cada ano o mercado recebe os mais diversos tipos de óleos para tratamentos capilares.

Mas para que serve o óleo capilar? Por que ele pode ser um ótimo aliado dos fios saudáveis? Como usá-lo no dia a dia? Andreia explicou detalhes desse produto que pode ser um queridinho na rotina de cuidados.

Óleo capilar, para que serve?

“Geralmente, as pessoas associam oleosidade como uma característica negativa, seja da pele ou do cabelo, o que não é. O problema está no excesso dela. Para piorar, existem fatores externos, como químicas, banhos quentes e cremes que minam a saúde dos fios a longo prazo”, explicou a expert, que vê nos óleos capilares uma solução de baixo custo para minimizar esses danos.

“Óleos capilares ajudam a preservar a umidade natural dos fios, hidratam, nutrem e os protegem de agressões externas. Por isso, eles são aliados da rotina de cuidados do cabelo”, disse a médica.

Como usá-lo no dia a dia?

“Os óleos têm diferentes funções e podem ser recomendados para uso pré, após ou durante o banho. Tudo vai depender da necessidade de cada cabelo. Porém, para quem nunca teve experiência com o produto, indico uma aplicação moderada nos fios secos ou molhados para sentir como será a reação do fio”, indicou Andreia.

Qual adquirir?

Diante de tantas opções, a dúvida sobre qual escolher pode ser a mais intrigante. Nesses casos, a expert sinalizou que produtos orgânicos certificados, que não possuem ingredientes que agridam a estrutura do fio, são ótimas opções.

“Silicone, parabenos, petrolatos, óleo mineral, entre outros, são os verdadeiros vilões dos fios. Por isso, escolher soluções veganas, naturais e orgânicas contribui para a saúde dos cabelos a longo prazo e evita problemas no couro cabeludo”, pontuou a profissional.