Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Outono: cabelo bonito e sem queda

Com a chegada das estações frias, é comum notarmos queda de fios. Entenda o motivo e saiba amenizar o problema

Carmen Cagnoni Publicado em 19/05/2016, às 12h45 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É comum notarmos queda de fios nas estações mais frias - Shuterstock
É comum notarmos queda de fios nas estações mais frias - Shuterstock

Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo, perdemos mais fios no outono e no inverno porque nossa pele tem sensores de luminosidade, que são mais estimulados no verão, fazendo com que o cabelo cresça mais e caia menos. Com a chegada das estações amenas e menos luminosas, a perda acontece e dá a impressão de estarmos com queda maior. Para detectar se isso é fato, é necessário realizar exames específicos, com orientação médica. Mas algumas atitudes podem ajudar a melhorar o quadro.

Espere secar...
...antes de prender. A terapeuta capilar Ana Paula Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi (RJ), explica que, ao contrário do que muitas pessoas pensam isso não irá domar o volume dos fios, ao contrário. “Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais”, explica Ana.

Enxague bem...
...o condicionador. “Nada de deixar vestígios do produto no cabelo. Caso contrário, acumulará resíduos no couro cabeludo que podem entupir os poros e, consequentemente, levar à queda”, explica Ítalo Leite, profisisonal do Werner Maison (RJ).

Fuja...
...da água quente demais! A hairstylist Adriana Neto, da Esmell Leblon (RJ), explica que a temperatura elevada estimula a oleosidade, o que em excesso pode levar à queda. dica dela é sempre desembaraçar os fios começando pelas pontas, nunca pela raiz, pois o movimento pode arrancar os fios fragilizados.

De dentro para fora
A nutricionista funcional Andrea Santa Rosa (RJ) indica dois sucos para fortalecer os fios. Beba à vontade!

Suco 1 - cenoura, maçã e gengibre.
Benefícios: o gengibre é conhecido por suas qualidades estimulantes e pode acelerar o crescimento do cabelo, mas seus benefícios não param por aí: tradicionalmente, o gengibre tem sido usado para proteger e condicionar o fio, reduzir a caspa e prevenir a queda.

Suco 2 - cenoura, beterraba, salsa, pepino e laranja.
Benefícios: o pepino é rico em sílica, mineral capaz de fortalecer as fibrascapilares, e a combinação com laranja, beterraba e salsa fornece um grande aporte de vitamina C, que possui propriedades antioxidantes e impedem a queda.