Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Qual é a melhor escova para o seu cabelo?

As cerdas, o material e o formato influenciam o resultado final do look. Para um efeito bacana, aprenda a escolher o modelo adequado

Texto: Carmen Cagnoni Publicado em 16/09/2015, às 12h32 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escova tipo raquete Carmim Fashion, da Condor - Christian Parente
Escova tipo raquete Carmim Fashion, da Condor - Christian Parente

A escova tem duas funções básicas: limpar e modelar os fios. Assim, aquela antiga história de ser necessário escovar 100 vezes o cabelo a cada noite tem seu fundinho de verdade. “É uma forma de higienização, de eliminar a sujeira e os resíduos acumulados. A escovação também promove a estimulação de óleos produzidos pelas glândulas sebáceas, desencadeando benefícios como hidratação e brilho; a resistência à queda e a ativação da circulação no couro cabeludo”, explica Marília Kikuchi, cabeleireira e técnica da marca Condor. Para eleger a parceira ideal para você, fique atenta ao:

TIPO DE CABELO

  • Liso ou com pouca ondulação: aposte em escovas com cerdas mistas e retas, de uma altura só.
  • Crespo ou bem enrolado: invista nas de revestimento de alumínio ou cerâmica, com cerdas mistas, de dupla altura ou em diagonal.
  • Extremamente volumoso ou oleoso: compre modelos com cerdas sintéticas.


FORMATO E MODELO

Redonda: é a mais usada para alisar e modelar. As melhores versões são as que misturam cerdas naturais e sintéticas, pois ajudam a deixar os fios mais macios e brilhantes. Quanto mais curto o cabelo, menor deve ser o diâmetro da peça e vice-versa.

Raquete: ideal para escovar cabelo embaraçado e longo sem causar danos. As de base almofadada e com bolinhas nas pontas das cerdas ainda proporcionam uma sensação agradável, pois massageiam o couro cabeludo.

Oval: estimula o couro cabeludo e auxilia na distribuição dos óleos naturais. Ideal para ser usada em cabelos mais finos e para desembaraço.

Segredinhos de salão

Escova com bolinhas nas cerdas e dupla altura proporcionam maior aderência ao cabelo. Alisam e modelam os fios e são ideiais para diminuir volume e massagear o couro cabeludo.

As cerdas sintéticas e mistas proporcionam maior resistência para alisar e modelar - são perfeitas para quem quer deixar o visual chapado.

Quem tem megahair ou alongamento deve evitar as peças com bolinhas na ponta das cerdas para não arrancar os fios artificiais, presos com cola ou trançados.

Se o cabelo recebeu progressivaseque-o com uma escova almofadada raquete.

Caso esteja com pressa na hora de secar o cabelo opte por escovas com base de metal, pois esse material acelera o processo, uma vez que retém o calor do secador.