Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Tá na mão: Confira quatro dicas para exibir unhas lindas e resistentes

Manchadas, lascadas, com esmalte descascado? Nããão!

Máxima Digital Publicado em 02/02/2015, às 11h40 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Tá na mão!
Tá na mão! - Shutterstock

Sempre que faz as unhas você sente um medinho só de pensar que a manicure vai durar pouco. Afinal, tem que lavar louça, digitar, aplicar hidratante... Sim, não são apenas os produtos de limpeza que podem danificá-la. O contato das unhas com qualquer superfície tende a fragilizá-las, levando à quebra. A fórmula dos cosméticos também contribui para a opacidade do esmalte, e até a pigmentação da sua cor favorita pode manchar as garras (o ideal é fazer uma pausa de 24 horas entre as esmaltações). Veja como cuidar da saúde e beleza dos dedinhos.

GARRAS PRESERVADAS
“Acetona resseca e deixa a unha vulnerável”, avisa a dermatologista Natalia Cymrot (SP). Portanto, esqueça o produto na hora de retirar o esmalte. Lance mão de removedores, pois, apesar de prejudiciais, são menos agressivos. “O ideal é usá-los o mínimo possível, por isso indico refazer a esmaltação só a cada duas semanas.”

INQUEBRÁVEIS
Aplicar creme para mãos e unhas  diariamente é um dos segredos para fortalecer as garras.  “Procure um produto formulado com colesterol, fosfolipídios, ácido láctico, colágeno ou ureia, pois eles diminuem o risco de quebra”, diz Natalia. A base fortalecedora também deve conter um desses ativos.

SEM ESCAMAS
Assim como a pele, a unha também precisa de uma boa dose de hidratação para não descamar. O cuidado evita que as cutículas fi quem com aparência ressecada. Previna, usando óleo de jojoba ou de argan. Aplique com uma leve massagem circular (retire o excesso com uma toalha) antes da esmaltação e sobre o esmalte, no dia a dia. O alto poder umectante dos óleos ajuda a aumentar a resistência da unha. 

FORÇA INTERNA
A falta de nutrientes no organismo reflete diretamente na saúde da pele, do cabelo e... das unhas. Nosso corpo entende que se está recebendo uma quantidade baixa de vitaminas deve reservá-la para as funções vitais e não “desperdiçá-la” com a aparência. “Os elementos mais importantes para a saúde das unhas são ferro, zinco, selênio, vitaminas B6 e C e biotina, além de alguns aminoácidos, como arginina e cistina”, garante Natalia. Para saber se você tem carência de algum nutriente, vá ao médico. Nada de tomar suplementos vitamínicos por conta própria, hein?

 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI