Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Tá na mão: Confira quatro dicas para exibir unhas lindas e resistentes

Manchadas, lascadas, com esmalte descascado? Nããão!

Máxima Digital Publicado em 02/02/2015, às 11h40 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tá na mão! - Shutterstock
Tá na mão! - Shutterstock

Sempre que faz as unhas você sente um medinho só de pensar que a manicure vai durar pouco. Afinal, tem que lavar louça, digitar, aplicar hidratante... Sim, não são apenas os produtos de limpeza que podem danificá-la. O contato das unhas com qualquer superfície tende a fragilizá-las, levando à quebra. A fórmula dos cosméticos também contribui para a opacidade do esmalte, e até a pigmentação da sua cor favorita pode manchar as garras (o ideal é fazer uma pausa de 24 horas entre as esmaltações). Veja como cuidar da saúde e beleza dos dedinhos.

GARRAS PRESERVADAS
“Acetona resseca e deixa a unha vulnerável”, avisa a dermatologista Natalia Cymrot (SP). Portanto, esqueça o produto na hora de retirar o esmalte. Lance mão de removedores, pois, apesar de prejudiciais, são menos agressivos. “O ideal é usá-los o mínimo possível, por isso indico refazer a esmaltação só a cada duas semanas.”

INQUEBRÁVEIS
Aplicar creme para mãos e unhas  diariamente é um dos segredos para fortalecer as garras.  “Procure um produto formulado com colesterol, fosfolipídios, ácido láctico, colágeno ou ureia, pois eles diminuem o risco de quebra”, diz Natalia. A base fortalecedora também deve conter um desses ativos.

SEM ESCAMAS
Assim como a pele, a unha também precisa de uma boa dose de hidratação para não descamar. O cuidado evita que as cutículas fi quem com aparência ressecada. Previna, usando óleo de jojoba ou de argan. Aplique com uma leve massagem circular (retire o excesso com uma toalha) antes da esmaltação e sobre o esmalte, no dia a dia. O alto poder umectante dos óleos ajuda a aumentar a resistência da unha. 

FORÇA INTERNA
A falta de nutrientes no organismo reflete diretamente na saúde da pele, do cabelo e... das unhas. Nosso corpo entende que se está recebendo uma quantidade baixa de vitaminas deve reservá-la para as funções vitais e não “desperdiçá-la” com a aparência. “Os elementos mais importantes para a saúde das unhas são ferro, zinco, selênio, vitaminas B6 e C e biotina, além de alguns aminoácidos, como arginina e cistina”, garante Natalia. Para saber se você tem carência de algum nutriente, vá ao médico. Nada de tomar suplementos vitamínicos por conta própria, hein?