Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Táticas que previnem a queda de cabelo

Cerca de 50% das mulheres sofrem com perdas severas dos fios em algum momento da vida, de acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo. Saiba o que você pode fazer em casa para se prevenir

Texto: Diane Neubüser Publicado em 16/12/2016, às 12h12 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira táticas que previnem a queda de cabelo - Shutterstock
Confira táticas que previnem a queda de cabelo - Shutterstock
A queda capilar é um processo natural. “Perdemos entre 70 e 100 fi os por dia. No entanto, em condições ideais de saúde, nosso organismo repõe essa quantidade sem percebermos”, explica o dermatologista Marcelo Bellini (SP). O alarme deve soar quando você notar falhas que deixam o couro cabeludo à vista — isso demonstra que a compensação natural está desequilibrada. O principal culpado da calvície é o stress, que age silenciosamente no momento da crise e provoca um rareamento somente 40 dias depois. Motivo? Esse é o período de conclusão das três fases de desenvolvimento dos fios: anágena ou de crescimento; catágena ou de repouso; telógena ou de queda. “O stress libera cortisol, hormônio que acelera o ciclo das fases e faz com que o cabelo caia antes da hora”, diz Marcelo. Na verdade, vários outros hormônios descompensados (como na gestação e na menopausa), carência de vitaminas e reação a medicamentos podem desencadear o problema. Consulte um médico para eliminar os gatilhos da calvície. Siga estes cuidados de prevenção.

NEUTRALIZE o stress
“Consuma diariamente um alimento de cada um destes nutrientes, que ajudam a combater o cortisol”, diz a nutricionista Kelly Damasceno (RJ). Triptofano (leite, banana, abacate, castanhas); niacina (fígado, peixes, cereais, oleaginosas, batata-doce, abóbora, pêssego, goiaba); piridoxina (leveduras, gérmen de trigo, carne de porco, fígado, cereais integrais); ácido pantotênico (fígado, cereais integrais, leite, brócolis, cogumelo, lentilha, abacate, tomate, ovo); tiamina (cereais, levedura, e carne suína magra); ácido fólico (folhas verde-escuras, ovo, leguminosas, cereais).

DÊ UM TEMPO do salão
As químicas de alisamento e de coloração são muito agressivas e podem piorar o quadro. Aliás, até o calor do secador e a água muito quente devem ser evitados para não irritar a cabeça.

ESTIMULE a circulação
Massageie firmemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos. “Isso melhora a circulação sanguínea e facilita a chegada de nutrientes ao bulbo capilar”, ensina a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira (SP).

FORTALEÇA o couro cabeludo
“Aplique a baba da babosa pura e em temperatura ambiente diretamente no couro cabeludo, como um tônico restaurador”, recomenda Roseli. Repita o ritual antes de cada lavagem, deixando agir por 15 minutos.