Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Beleza

Truques de maquiagem para sair bem na selfie

O passo a passo para você ficar linda nas redes sem precisar de filtros para corrigir nada

Diane Neubüser Publicado em 24/02/2018, às 15h14 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As selfies são impiedosas - mostram todos os detalhes do nosso rosto! - iStock
As selfies são impiedosas - mostram todos os detalhes do nosso rosto! - iStock

Os autorretratos feitos com celular são impiedosos - mostram todos os detalhes do rosto, inclusive aqueles que preferimos esconder. Mas, calma. Não é necessário abdicar da moda das selfies por medo de expor uma ruguinha, espinha ou o formato do rosto que você não gosta. Com alguns truques, a sua maquiagem pode se transformar em um filtro da vida real.

Os fundamentos são simples: tons de base mais escuros do que a pele criam efeito de profundidade. Já o iluminador traz para primeiro plano as áreas que você deseja evidenciar. Na prática, isso significa que passar uma base escura nas laterais do nariz vai deixa-lo mais fino, enquanto uma pincelada de iluminador na ponta dele faz com que ele pareça arrebitado. Captou? Nesse jogo de sombras é necessário esfumar bem as áreas coloridas para não deixar traços muito marcados. Se necessário, cubra as marcações com uma camada fina de base da cor da sua pele, assim o acabamento fica mais natural. Veja como aplicar a técnica em casos mais específicos :

Rosto mais fino
Use uma base de dois a três tons mais escura do que a pele para traçar, com ajuda de um pincel, uma linha diagonal na bochecha, logo abaixo dos ossos da maçã do rosto. Comece a um dedo de distância da orelha e termine a um dedo do bigode chinês. Logo acima do traço, sobre as maçãs do rosto, espalhe com os dedos um iluminador líquido.

Sem bigode chinês
Cubra a linha que se forma quando você sorri com corretivo líquido mais claro que a sua pele. Espalhe com o dedo para deixar esse traço largo e iluminar bem a região. Ao aplicar blush, deixe pelo menos um dedo de distancia dessa covinha para não pigmentar a região.

Pele lisinha, lisinha
Antes da maquiagem, aplique uma grande quantidade de hidratante para a área dos olhos. Depois, concentre um corretivo da cor da sua pele na região das olheiras e, sobre as ruguinhas, dê apenas suaves batidinhas com o dedo lambuzado. Não passe nenhum produto em pó na região, pois eles evidenciam as linhas de expressão. Para tirar a atenção do canto externo dos olhos, pincele iluminador em pó sobre o nariz, maçãs do rosto e parte frontal da testa, logo acima das sobrancelhas.

Esconda a papada
Olhe para cima e aplique pó bronzeador logo abaixo do queixo, cobrindo toda a papada. Quando você volta a cabeça à posição normal, a maquiagem ficará praticamente invisível. Nas fotos a área escurecida parece uma sombra e tira a atenção da área problemática. Bingo!

Consultoria: Simone Barcelos, proprietária da Escola Madre de Maquiagem (SP)