Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

10 dicas para incentivar o hábito da leitura em casa

Como fazer com que crianças e adolescentes tomem gosto pelas letras? As dicas são da professora Elaine Silva, do Colégio Mary Ward (SP)

Paula Lima Publicado em 08/03/2016, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como incentivar o hábito da leitura nas crianças  - Shutterstock
Como incentivar o hábito da leitura nas crianças - Shutterstock

1. Torne o livro acessível. De nada adianta ter vários títulos infantis e mantê-los no alto da estante! A criança deve ter fácil acesso aos materiais de leitura.

2. Incentive o contato com os livros antes mesmo da alfabetização. É importante ler para criança e incluir a atividade na rotina da casa.

3. Dê o (bom) exemplo. Pais que lêem fazem do hábito da leitura uma tendência natural para a criança.

4. Converse sobre os temas que você lê. alguns pais chegam até a esconder os livros das crianças. É importante manter um diálogo sobre a leitura demonstrando, mais uma vez, que ela é uma fonte de diversão, inclusive para os adultos.

5. Fique atento às preferências do seu filho. Animais, histórias fantásticas, castelos, batalhas medievais... Observe os temas preferidos dele e adquira livros que irão agradar a criança.

6. Assistam a filmes inspirados em livros. Depois discuta sobre eles e, dependendo do entusiasmo da criança, compre as obras que inspiraram a história. Essa é uma boa dica para que não se perca o interesse.

7. Viagens podem ser bons estimulantes. Buscar periódicos e livros sobre o destino é uma maneira de fomentar a leitura e a curiosidade.

8. Invista nos gibis. Essas publicações são consideradas uma porta de entrada importante para os pequenos leitores. A união entre imagens e escrita facilita a compreensão nos primeiros contatos com esse universo.

9. Disponibilize notícias. Sempre que possível, tenha jornais e revistas acessíveis a todos os moradores da casa. Os alunos com um melhor texto são aqueles que “consomem” notícias.

10. Não tenha medo da tecnologia. Os sites com livros em domínio público e a popularização dos e-readers podem ser aliados dos novos leitores.