Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

10 dicas para proteger o seu pet no verão

Alternativas simples que ajudam a aliviar as altas temperaturas para os bichinhos

Gabriella Gouveia Publicado em 05/01/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nunca deixe seu pet sozinho se no local existir uma piscina ou próximo ao mar - Shutterstock
Nunca deixe seu pet sozinho se no local existir uma piscina ou próximo ao mar - Shutterstock

Com a chegada da estação mais quente do ano, alguns cuidados são imprescindíveis para o bem-estar do seu pet. Nessa época são mais comuns quadros de desidratação, queimaduras solares, machucados nas patas e choque térmico.  Os tutores devem sempre estar atentos à saúde e ao comportamento do animalzinho. 

O choque térmico, por exemplo, é um problema comum entre os cachorros nessa época do ano, e pode ser fatal se não tratado imediatamente. Geralmente ocorre quando os animais são deixados em espaços confinados, locais com pequena ou nenhuma ventilação e alta umidade, como carros, parques e praias sem sombra, e em períodos do dia com sol muito forte e pouco vento. A CEO da Pet Anjo e especialista em comportamento animal, Carolina Rocha, dá dicas de como amenizar o calor para o conforto do bichinho: 

1. Hidrate seu pet

Mantenha seu pet hidratado durante todo o dia: ofereça sempre água limpa e fresca (água gelada é ótimo). Você também pode oferecer água de coco ou suco de frutas. Mas nunca dê suco de uva ou carambola, pois são tóxicas para cachorros e gatos! É importante também lembrar de sempre levar uma garrafinha com água bem fresca durante os passeios para manter seu amiguinho hidratado e disposto!

2. Cuidado com os períodos mais quentes do dia

Nos dias de calor com o pet, evite passeios nos horários mais quentes do dia. Evite sair entre as 10hs e 15hs. E mesmo fora desses períodos, dê preferência para locais sombreados, com muitas árvores e piso de grama, que não esquente tão rapidamente. É sempre importante estarmos atentos à temperatura da rua para evitar que o asfalto queime as patinhas do seu pet. Lembre-se que as patas dos cachorros são muito sensíveis e poderão esquentar rapidamente.

3. Nunca deixe o pet sozinho no carro

Não é só nos dias de calor com o pet: não deixe-o sozinho nem por 5 minutinhos, nem com a janela aberta! A temperatura dentro de um carro pode subir até cinco graus em 15 minutos. E as janelas abertas não ajudam em nada. Deixar o ar condicionado ligado também não é bom! Ele pode desligar sem você saber e levar à morte por inalação de gases tóxicos.

4. Cuidados na praia e em parques

Em parques ou praias, garanta que seu pet tenha um local sombreado, com água fresca disponível e bastante ventilação para ficar. Caso não tenha esses requisitos, não leve seu pet e deixe-o descansando em local seguro.

5. Cuidado com piscinas e mar

Nunca deixe seu pet sozinho se no local existir uma piscina ou próximo ao mar. Caso queira entrar na água com ele, habitue-o lentamente a entrar na água com você. Sempre com a sua supervisão e, se possível, com uso de “coletes” específicos para cães.

6. Mantenha seu pet tosado ou escovado

Diminua o comprimento dos pelos de seu pet (mas não exagere, pois ele pode sofrer com queimaduras solares se não tiver a proteção de sua pelagem). Para gatos, especialmente os de raças com pelos longos, escove sua pelagem mais regularmente, isso irá ajudá-lo a lidar com o calor.

7. Dê banhos mais regulares, mas com cuidado

Evite o choque térmico molhando antes as patinhas e orelhas do seu animal de estimação. Depois espalhe cuidadosamente a água pelo corpo com suas mãos. Mas não exagere na frequência de banhos, pois o excesso de sabonete ou xampu pode irritar ou ressecar a pele.

8. Atenção extra às pulgas e carrapatos

Nessa época quente e úmida as pulgas e carrapatos são muito mais comuns. Mantenha em dia seu plano de prevenção para ectoparasitas. Não compre qualquer produto, busque por recomendação do seu médico veterinário.

9. Use protetor solar para pets

Se seu pet costuma fazer passeios e tem pelo curto, pelagem branca ou mucosas claras, passe protetor solar no pet! Mas use protetor solar específico para pets (caso não encontre, pode usar protetor para crianças ou para peles sensíveis). Passe protetor solar especialmente nos locais do corpo com menos pelagem e mais expostos ao sol, como orelhas, focinho e ao redor dos olhos.

10. Preste atenção aos sinais de cansaço e desconforto

Se seu pet está ofegante, salivando muito, com dificuldades para respirar, não quer andar, comer, beber água fique atento! Ao ver estes sinais de forma mais leve, ofereça um período de descanso na sombra com água fresca. No caso desses sinais de forma mais grave, leve seu pet o mais rápido possível para uma clínica veterinária. Um animal excessivamente ofegante, com dificuldades para respirar, aumento da frequência cardíaca e respiratória ou ainda com fraqueza muscular, salivação excessiva, muito parado ou muito agitado, vomitando, com a língua e mucosas azuladas ou acinzentadas, perda de consciência e convulsões pode estar com choque térmico, não perca tempo! Coloque sacos de gelo (especialmente nas axilas e nas regiões da barriga e entre as patas de trás), ligue o ar condicionado ou ventilador do carro e vá para o hospital veterinário mais próximo.