Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

3 minutos para ficar bem

Está frustrada, irritada, estressada? Faça estes movimentos, que trazem a paz e a felicidade que você merece

Texto: Andréa Soares Publicado em 20/07/2016, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
3 minutos para ficar bem - Shutterstock
3 minutos para ficar bem - Shutterstock
ADEUS, irritação
Quando a gente está atrasada, a fila do banco ou do supermercado parece infindável, não é? Nessa hora, se você se pegar fazendo algum movimento impaciente, como bater o pé no chão, foque nessa ação. Ao explorar a manifestação física da irritação, trazemos a mente de volta para o presente, encobrindo o sentimento ruim. Virá uma sensação positiva e relaxante.

SEM preocupações
Geralmente, o nosso organismo sobrecarrega um membro (com dor, formigamento) para nos blindar de sensações desconfortáveis. Se no momento da preocupação você curva os ombros, por exemplo, ficará com dores musculares na região depois. Como combater: contraia o local por três segundos, relaxe e repita. Isso força o corpo a aliviar a tensão, assim como a preocupação.

XÔ, distração
É hora de focar no que o seu chefe está dizendo na reunião, mas você não consegue... Comece a esboçar desenhos num papel. Um estudo do periódico internacional Applied Cognitive Psychology mostra que quem faz isso retém 29% mais informações quando é questionado a lembrar de detalhes de uma mensagem de voz, por exemplo. De acordo com o autor do estudo, atividades visuais não interferem nas auditivas — elas recrutam outros recursos mentais. Mais: o cérebro fica menos disponível para devaneios.

FIM do cansaço
Você está esgotada... Vire o jogo com um truque simples: pince o músculo que fica entre o dedo indicador e o polegar e massageie-o com movimento circular e leve pressão por três minutos. A acupressura libera endorfinas no cérebro, combatendo a fadiga. Um pesquisador da Universidade Michigan Medical School (EUA), descobriu que o método desperta igual a quando se bebe café.

MENOS raiva
No meio de uma discussão? Tente se acalmar assim: feche as mãos em punho, apoie os polegares nas laterais do nariz (entre as sobrancelhas) e aperte suavemente a área por três minutos, respirando profundamente. Quando pressionado, o ponto elimina maus sentimentos, especialmente a raiva.