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3 pilares para ter uma boa apresentação pessoal no trabalho

Veja como construir a sua imagem no mercado

Diane Neubüser Publicado em 26/01/2017, às 11h36 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

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55% da apresentação pessoal está associado à forma de um funcionário se vestir - Foto Shutterstock
55% da apresentação pessoal está associado à forma de um funcionário se vestir - Foto Shutterstock
A consultora de moda Milena Hag, especialista em imagem profissional, citou os três pilares que compõe um profissional de sucesso. Veja as dicas para não deixar a desejar em nenhum destes pontos:

Comportamento

São os pequenos atos que contam. "Podemos começar citando o aperto de mãos, que deve ser firme, cordial e breve.Sempre com contato visual e munido de um sorriso", indica. Além disso, se policie para exibir uma boa postura corporal, tome cuidado com os gestos faciais (evite caretas e expressões muito caricatas) e respeite o espaço físico do outro, evitando excesso de toques e mantendo uma distância confortável ao falar.

Expressão verbal

O segundo ponto a ser observado é a fala. As pesquisas deste segmento indicam que 38% da nossa imagem é composta pela voz, ou o tom que colocamos na conversa. Já o conteúdo da mensagem em, si contribui com apenas 7% da apresentação pessoal. Por isso pouco adianta você dominar um assunto se não conseguir transmiti-lo com calma, confiança e credibilidade.

Vestuário

Acredite: 55 % de uma boa apresentação pessoal é composta pelo vestuário. Aqui, mais do que seguir uma receita pré-definida, é necessário se ajustar ao dress code (ou forma de se vestir) da sua empresa. O ideal é não destoar do ambiente nem pecando pelo desleixamento, nem pelo excesso de formalidade. Na dúvida converse com o seu gestor ou com os funcionários que já estão habituados aos costumes do local.