Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Dicas de série

3 séries fundamentais sobre adolescentes que você precisa assistir nas férias

Euphoria, Skam e Grand Army fogem do clichê adolescente e nos ensinam lições importantes

Máxima Digital Publicado em 25/12/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Euphoria, Skam e Grand Army fogem do clichê adolescente e nos ensinam lições importantes - Divulgação
Euphoria, Skam e Grand Army fogem do clichê adolescente e nos ensinam lições importantes - Divulgação

Séries adolescentes não são novidades. Frequentemente, surgem conteúdos voltados para o público jovem. A maioria deles possuem o recorte da vida no colégio, dramas amorosos e familiares e questões sobre a faculdade. O que muitas delas têm em comum é que são produções mais superficiais. 

Mas esse tema não é novo, né? Pensar em como adolescentes enfrentam os seus problemas, a pressão para ter a vida perfeita e pensar no futuro mesmo sendo incerto, encontros e desencontros, desilusões ou ainda questões mais delicadas como drogas e preconceitos como racismo e homofobia.

Por isso, nós, da Máxima Digital, listamos 3 séries que acompanham que a vida dos adolescentes e que nos ajudam a entender outras questões da vida.

Euphoria (2019)

A série da HBO mostra Rue (Zendaya) enfrentando o seu vício em drogas e como a doença por ser avassaladora - ainda mais para uma adolescente. Além da personagem principal, acompanhamos um grupo de estudantes do ensino médio lidam com diferentes situações típicas da idade como drogas, sexo, busca pela identidade, traumas, comportamento nas redes sociais e amizade. Vale muito a pena, ainda mais pelo show de atuação de Zendaya que  aos 24 anos ganhou seu primeiro Emmy e se tornou a atriz mais jovem a vencer a categoria de 'Melhor Atriz em Série Dramática' pela Acadêmia.

Skam (2015)

Skam é uma série norueguesa, produzida pela emissora NRK, e conta com 4 temporadas, cada uma focada em um personagem. Skam em tradução livre significa “vergonha” em português. A produção aborda a vida cotidiana dos adolescentes da escola Hartvig Nissen e se passa na capital da Noruega, Oslo. Não espere menos do que um roteiro que vai desde assuntos mais leves como amizade, paixões na adolescência, empoderamento feminino e feminismo, como outros mais delicados tais quais religião, transtornos mentais e abuso sexual. Skam é uma série bem realista, mostrando em cada temporada o crescimento e amadurecimento dos personagens principais.

O sucesso da série não parou por aí na versão norueguesa. Existem sete versões da série sendo elas: Skam France (versão francesa), Skam Itália (versão italiana), Druck (versão alemã), Skam Austin (versão norte-americana), Skam Espanha (versão espanhola), Skam NL (versão holandesa) e WTFock (versão belga).

Grand Army (2020)

Grand Army é uma das séries escondidas do catálogo da Netflix, mas que vale muito a pena. A produção foge do clichê com um enredo diferente de outras atrações focadas no público mais jovem. A série gira em torno do colégio Grand Army, uma escola pública referência no Brooklyn, Estados Unidos. Devido à isso, há uma diversidade de alunos e histórias a serem contadas. A trama aborda tabus, medos, abusos sexuais, racismo e questões religiosas.