Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 rituais para começar o dia mais feliz

Especialistas ensinam estratégias de como ter um dia com mais energia

Gabriella Gouveia Publicado em 28/05/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que é realmente importante pra você, e quais atividades realmente te levam a um nível mais próximo da realização do seu propósito e seus sonhos? - iStock
O que é realmente importante pra você, e quais atividades realmente te levam a um nível mais próximo da realização do seu propósito e seus sonhos? - iStock

Muitas pessoas, diante da quantidade de afazeres ao longo do dia, acabam ficando tristes, estressadas e desatentas, sempre pensando no que vem depois. Mas os especialistas em desenvolvimento pessoal Taty Nascimento e Antonio Prates, do canal Vida Com Método, explicam que existem algumas estratégias simples que são capazes de transformar o dia. “Isso acontece porque essas pessoas perdem a energia ao longo do dia”, explica Antonio, que destaca a importância de adquirir um novo olhar para a quantidade de coisas que precisam ser realizadas. Segundo Taty Nascimento, pessoas sem energia suficiente passam a ter mais problemas na vida. “Quando você não tem energia suficiente, pode acontecer de chegar ao final do dia, e você receber uma pergunta ou um questionamento, mas você não tem paciência de responder ou disposição para entender o ponto de vista do outro, e isso pode acabar gerando um problema de relacionamento”, exemplifica.

 O casal de especialistas lista 5 coisas simples e objetivas que podem ser feitas para iniciar o dia com mais alegria, e assim manter as baterias carregadas.

 1- Organizar as tarefas no dia anterior

Segundo os especialistas, existem dois pilares importantes para organizar as tarefas e, assim, manter o dia mais produtivo. O primeiro é baseado na escolha do que é mais importante e no cancelamento daqueles compromissos que preenchem o dia, mas não acrescentam em nada. “O que é realmente importante pra você, e quais atividades realmente te levam a um nível mais próximo da realização do seu propósito e seus sonhos?”, questiona Taty.  O outro pilar está na ordem daquilo que deve ser feito. “É muito improdutivo realizar as tarefas do dia de forma picotada, por isso a sugestão é utilizar períodos de tempo para fazer tudo o que for possível, como aproveitar uma saída de carro ou uma viagem a uma cidade vizinha”, explica Antonio. Fazer isso no dia anterior antes de dormir ainda ajuda na tranquilidade do sono, completam.

 2- Transformar emoções

Ao longo do dia, é possível transmutar emoções negativas em positivas. “As emoções negativas roubam a nossa energia, e para transformá-las você precisa encontrar uma emoção semelhante, mas positiva”, explica Antonio. Taty completa que o medo pode ser transformado em precaução, e o ódio pode ser transformado em um tipo de “raiva” positiva, que é aquela que dá energia para realizar as coisas. “Quando você consegue transformar os seus sentimentos, isso dá mais forças para encarar os desafios da vida diária”, completa. Por isso, iniciar o dia transformando aquela expectativa ruim em um sentimento positivo ajuda a levantar da cama com mais alegria.

 3- Manter o foco

Um dos grandes passos que podem ser dados para começar o dia com mais energia e felicidade é guardar alguns minutos para fazer uma meditação. “Quando alcançamos o estado de meditação, é como se reiniciássemos o nosso sistema operacional e déssemos um reboot no nosso cérebro”, contam os especialistas. O objetivo é fazer com que a mente chegue a um estado de consciência que aumenta a capacidade de realizar tudo o que é necessário durante o dia, com mais conexão com o presente. “Não tem nada a ver com relaxar, como muitos pensam”, explica Taty. Antonio conta que o segredo é permanecer alguns minutos com a mente esvaziada. “Tente imaginar um único objeto e permanecer com a mente 100% focada nele”, explica, alertando que as primeiras vezes não devem ser fáceis, mas o segredo é não encarar os devaneios da mente como derrotas, e sim como parte de um processo natural de longo prazo. “Respire fundo e use toda a sua capacidade pulmonar ao fazer isso”, completa Taty.

 4- Praticar atividades físicas

O nosso corpo foi feito para se colocar em movimento, e não ficar parado. É o que os especialistas explicam. Segundo eles, o corpo pede por atividades e costuma render muito mais quando pratica atividades físicas moderadas. “Não se trata de praticar esporte de alta performance, mas de fazer práticas sem grande impacto ou muita repetição, como uma caminhada com alongamento”, exemplifica Antonio. Praticar atividades físicas pela manhã pode ser uma ótima forma de começar o dia.

 5- Manter alimentação frugal

Sem afirmar quais alimentos devem ou não devem entrar na alimentação, os especialistas em desenvolvimento pessoal sugerem que a aimentação seja leve. “Uma alimentação mais frugal, com menos industrializados e carnes, que sempre roubam a energia, garante que você vai ter um dia mais produtivo”, explica Taty. Por isso, a melhor forma de começar um dia mais feliz é com um café da manhã leve e cheio de frutas e alimentos naturais. “Tente não comer muito, valorize uma alimentação visualmente bonita e rica em temperos diferentes, e você vai ver que o seu dia começará com mais alegria”, completa a especialista, que destaca a importância de manter a leveza da alimentação ao longo de todo o dia.