Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

7 passos que garantem a melhor performance da sua máquina

Essencial numa casa, a máquina de lavar roupas precisa de cuidados para ter bom desempenho e durabilidade. Acerte no manuseio seguindo estas dicas de expert

Máxima Digital Publicado em 18/10/2016, às 11h05 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Lavadora power
Lavadora power - Shutterstock
1. Verifique os bolsos das peças
A pressa é inimiga da perfeição! Portanto, olhe todos os compartimentos das roupas antes de lavá-las. Também retire cintos, alfinetes e enchimentos e feche os zíperes ou botões de pressão para que eles não enrosquem e danifiquem a máquina. Coloque as peças íntimas dentro de saquinhos apropriados para não estragarem. 

2. Calcule o peso das roupas
Em primeiro lugar, a capacidade da máquina deve ser proporcional ao número de pessoas da casa. A capacidade das lavadoras é ajustada para roupas secas e padronizada seguindo a norma do Inmetro. Então, para uma máquina de 8 kg, por exemplo, considere 60% da capacidade: multiplique 8 por 0,6, que é igual a, aproximadamente, 5 kg. Respeitar essa indicação é importante para a preservação e vida útil do produto. 

3. Tire as manchas
Existem sujeiras que impregnam nas fibras do tecido e não saem somente com o agito da água com sabão. Aproveite o tempo de molho do ciclo para retirar a peça da máquina e dar uma esfregadinha. Assim você otimiza a lavagem. 

4. Limpe a lavadora
A higiene interna deve ser realizada a cada dois meses. Com a máquina vazia, coloque meio litro de água sanitária diretamente no cesto e ligue-a num programa de média a longa duração para ter certeza de que o alvejante foi completamente removido. Na parte externa, utilize o seguinte critério: limpe toda a tampa semanalmente, para evitar o acúmulo de resíduos, com sabão neutro e uma esponja ou pano macio. Nunca passe limpa-vidros, álcool, removedor ou substâncias abrasivas; não utilize jato de água e sempre seque a superfície depois para combater ferrugens. 

5. Priorize o ambiente
Para cuidar da sua segurança e fazer com que sua máquina funcione bem, escolha colocá-la num local protegido do sol e da chuva e longe de churrasqueiras, aquecedores ou qualquer outra fonte de calor. Também é importante deixar uma distância de 10 cm ao redor dela. Mais: o piso deve ser plano para evitar trepidações e danos ao produto. 

6. Olhe a etiqueta
Na dúvida sobre como higienizar a peça, verifique a etiqueta para saber como lavar e secar. Se disser que não pode ser lavada à máquina, não insista — nem mesmo no ciclo delicado. Alguns tipos de lã, por exemplo, não podem ir na lavadora. 

7. Selecione o ciclo
Separe as roupas em delicadas, normais, jeans, cama e banho, e assim por diante. Daí, ajuste a velocidade que agita ou gira as peças com água e a que centrifuga de acordo com o tipo de tecido, nível de sujeira ou manchas. Para roupas sujas, que precisam de limpeza e remoção de manchas sem danificar os tecidos, use o ciclo dia a dia ou normal. As pouco sujas vão bem no ciclo rápido (lavagem sem molho e com enxágue e centrifugação). Se a pedida é delicadeza para não desbotar ou desgastar, vá no ciclo com lavagem delicada e, depois, centrifugue em velocidade baixa. Escolha a versão mais forte para roupas de cama e banho, pois remove sujeira profunda — alterna molho longo e curto, lavagem pesada, enxágue duplo e centrifugação máxima.

* CONSULTORIA: CARLOS EDUARDO SOUZA, DIRETOR DE NEGÓCIO ÁGUA, ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR, SERVIÇOS E GARANTIA ESTENDIDA DA WHIRLPOOL LATIN AMERICA, DETENTORA DAS MARCAS BRASTEMP, CONSUL E KITCHENAID
ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI