Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Absorvente

Alergia a absorvente? Conheça alternativas para o produto

Coletores menstruais, absorventes de pano e calcinhas absorventes podem ser opções para lidar com o fluxo menstrual e evitar a alergia

Máxima Digital Publicado em 06/05/2021, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alergia a absorvente? Conheça alternativas para o produto - Freepik
Alergia a absorvente? Conheça alternativas para o produto - Freepik

A menstruação é um processo natural do corpo e cada mulher vive esse período de uma maneira única.

Algumas delas sentem incômodos que vão além da tão comum cólica. Elas precisam encarar um sofrimento ainda maior todo mês: uma alergia ao absorvente descartável.

A alergia ao absorvente é caracterizada pela chamada dermatite de contato, que geralmente é ligada ao atrito entre a pele e substâncias do absorvente que podem causar irritação na vulva e na virilha.

“O material do absorvente pode sim ser um causador de alergias. Além de todos os componentes químicos dos absorventes, é também comum que contenham perfumes inibidores de odor, por exemplo, para esconder o cheiro do sangue”, explicou Mariana Betioli, obstetriz e fundadora de uma marca de coletores menstruais.

“Mas o cheiro aparece porque o sangue entra em contato com ar e com o absorvente, e, assim, começa a entrar em decomposição. Além disso, o absorvente possui camadas plásticas que não permitem a passagem de ar, criando um ambiente úmido e quente”, afirmou.

“Assim, surge uma proliferação excessiva de fungos e bactérias, o pH da vagina é alterado e isso aumenta ainda mais o odor e o risco de infecção, em um círculo vicioso.”, disse Dra. Mariana.  Alguns dos sintomas mais comuns dessa alergia são coceira, vermelhidão e ardência. Em casos mais graves, é possível até mesmo desenvolver infecções. “Apesar de ocorrer com muita frequência, é um problema sério que precisa ser tratado o quanto antes”, pontuou a especialista.

Em casos de alergia, Mariana sugeriu dicas importantes: “É essencial descontinuar o uso do absorvente que está causando a alergia. Além disso, evite roupas muito justas, como calças apertadas, prefira calcinhas de algodão e mantenha a região íntima limpa e seca.”.

A obstetriz também recomendou outras alternativas para os absorventes descartáveis. “Durante o período menstrual, a mulher deve optar por outras soluções para absorver o sangue que não causem alergia. Opções práticas como o coletor menstrual, disco menstrual, absorventes de pano e calcinhas absorventes são viáveis para promover a saúde feminina”, orientou.

“O coletor menstrual é um copinho de uso interno feito de silicone hipoalergênico. Por ser feito de um material inerte, o coletor não funciona como um meio de cultura para bactérias, como podem ser os absorventes internos, e não irrita a pele como os externos. A mesma coisa vale para os discos menstruais”, declarou.

Dra. Mariana falou sobre mais alternativas: “Os absorventes e calcinhas reutilizáveis que têm tratamento antimicrobiano também são ótimos. Eles apresentam a capacidade de absorver a menstruação e secar rapidamente, evitando reações alérgicas”