Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Aniversário da empresa

Como se comportar para que a festa só deixe lembranças boas e incremente seu currículo

Carmen Cagnoni Publicado em 23/02/2016, às 13h05 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Como se comportar na festa do trabalho
Como se comportar na festa do trabalho - Shutterstock

De acordo com Rachel Jordan, especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais (membro da Association of Image Consultants International – AICI), as festas do escritório são momentos para relaxar e desfrutar da companhia dos colegas. No entanto, há situações que podem fazer com que você tenha que pedir desculpas no dia seguinte. “E isso, certamente, é algo a se evitar. Assim como no dia a dia de trabalho, nos eventos corporativos o comportamento deve continuar alinhado aos objetivos profissionais. Ninguém gosta de pessoas inconvenientes, aquelas que falam alto demais, bebem e promovem brincadeiras desagradáveis. Esses espaços devem servir também para estreitar ou estabelecer amizades e, quando possível, fazer revelar competências que no dia a dia não são percebidas. Lembre-se: ser um bom profissional não envolve apenas a maneira como você age no ambiente de trabalho”, pondera a consultora. Abaixo, os cuidados que você deve ter em eventos desse tipo.

Mostre quem é!
As suas atitudes ajudam a construir a sua imagem. Tudo o que você fizer ou falar certamente refletirá na maneira que será vista no futuro.

Cuidado com a roupa!
A dica mais valiosa é seja discreta. Esqueça os shorts hipercurtos, os vestidos justos demais ou com fendas e decotes exagerados, as blusinhas transparentes com sutiã à mostra. Tenha bom senso. A festa é um prolongamento do seu ambiente de trabalho, não é lugar para expor o corpo deliberadamente. Isso pode causar constrangimentos e assédios desnecessários e inadequados. 

Evite bebidas!
Se quiser tomar algo alcoólico, vá com calma. Se for beber, beba pouco de modo a se manter totalmente consciente e dona de seus atos. 

Mantenha distância!
Caso não esteja interessada em algum colega de trabalho (mas sabe que tem alguém interessada e você), evite ficar sozinha. Isso criará um constrangimento para aquele tipo mais atiradinho, que só aguarda uma chance para abordagem. Caso não funcione, seja a mais honesta possível, sem ser grosseira, e mantenha o dito cujo no lugar dele.

Respeite o chefe!
Lembre-se que ele sempre vai ser o seu superior hierárquico, porém é neste tipo de evento, mais descontraído, que você tem a oportunidade de se aproximar dele mais informalmente e conversar sobre assuntos diversos, criando um relacionamento que no dia a dia de trabalho não é permitido. 

Esqueça o marketing pessoal!
Com certeza, a festa de aniversário da empresa não é o momento de conseguir uma promoção ou pedir aumento. Aliás, evite falar de trabalho. Aproveite o momento para conversar, fortificar laços, conhecer pessoas de setores diferentes do seu ou de outras unidades da empresa. 

Dispense grupinhos!
Fazer uma social é fundamental e faz parte da festa. Procure circular e conversar com outras pessoas fora do seu grupo, mas nada de falar mal de alguém, nem do chefe ou da empresa. Divirta-se, porém, preserve seu emprego e suas boas relações. Lembre-se que, no dia seguinte, você terá que encarar colegas e chefes. 

Contenha-se nas redes sociais!

Postar opiniões negativas sobre o evento não é apropriado. Além disso, não poste durante ou após o evento fotos ou comentários que mostram comportamento impróprio de algum dos colegas.
ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI