Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Aprenda a se preservar nas redes sociais

Coach de imagem e reputação lista 3 erros que todo mundo comete com as exposições na Internet

Gabriella Gouveia Publicado em 25/04/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lembre-se que tudo que for postado pode trazer algo tanto positivo quanto negativo - iStock
Lembre-se que tudo que for postado pode trazer algo tanto positivo quanto negativo - iStock

Postar fotos, fazer stories, check in, e divulgar o que está fazendo, comendo, ouvindo... Estas são algumas das ações de quem é “heavy user” de redes sociais. Contudo, é preciso cuidado para não errar a mão e se expor demais na internet. A coach de imagem e reputação Nathana Lacerda listou três erros que todo mundo comete ao exibir momentos particulares nas redes.

Não existe privado - Muita gente acredita que, mesmo assinalando todas as opções de configuração de segurança das redes sociais, está realmente protegida. Mas o que pouca gente sabe é que tudo fica armazenado. De acordo com a especialista, “tudo que se expõe em qualquer rede social vira informação pública. Deve haver um limite para a exposição”, alerta .

Check in aqui e ali -  Mostrar onde está, seja um restaurante, parque, evento, ou até na própria casa, tudo bem. Mas deve haver prudência. “Não divulgue todos os lugares onde você vai ou está. Se for viajar, pode dizer que está no avião para um país legal ou que vai conhecer outro estado. Mas não divulgue o hotel que vai ficar, que horas vai chegar e sair. Dê o mínimo de detalhes”. De acordo com a especialista, pessoas más intencionadas podem aproveitar destas informações.

Família – Fotos fofas do sobrinho recém-nascido, aquela imagem na apresentação teatral na escola dos filhos... Não tem problema nenhum nisso. Mas cuidado ao expor crianças. “Por exemplo, não tire foto do filho com o uniforme da escola”, alerta a especialista. Ela diz que pode registrar momentos em que se diverte e brinca com os pequenos, mas jamais demonstrando qual a rotina da família, os lugares que frequenta e o itinerário de todos os dias.

 A coach fala também sobre os “stories”, que hoje em dia existe em quase todas as redes sociais e que são pequenos vídeos ou fotos que a própria rede apaga em 24 horas. “Cuide para não expor excessivamente os "stories". Tem que ter muito cuidado do que se mostra, dos seus bastidores. E lembre-se que tudo que for postado pode trazer algo tanto positivo quanto negativo”, alerta.