Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Cancelamento

Cancelamento: o que é, o que fazer e como lidar com essa questão

O empresário digital João Mendes falou sobre o tema que ganha cada vez mais visibilidade no universo online

Gabriele Salyna Publicado em 27/04/2021, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda tudo sobre a cultura do cancelamento - Freepik
Entenda tudo sobre a cultura do cancelamento - Freepik

Cancelamento é uma pauta muito atual na era da internet.

O tema ganhou ainda mais força com o Big Brother Brasil 21. Os membros do lado Camarote, que englobam as celebridades, confessaram ter muito medo de serem "cancelados" por seus posicionamentos e falas no jogo. 

Afinal, o que é o cancelamento? Como ele prejudica a vida de alguém? Fui cancelado e agora? Como lidar com ele? Essas são algumas das perguntas que quem vive nesse meio mais faz. 

E não são só os famosos que podem ser cancelados. Basta ter uma conta em uma rede social para passar por isso. 

Para entender melhor sobre o tema, a Máxima Digital convidou João Mendes, especialista no assunto, para explicar melhor o que é a cultura do cancelamento. 

Começando pelo básico, o empresário explicou o que é o cancelamento virtual: "Podemos dizer que o cancelamento é um grande evento na internet onde milhares de pessoas que tem uma opinião contrária a uma personalidade se juntam para tentar bani-la da grande rede.".

João falou sobre como essa cultura pode prejudicar na vida de quem é "cancelado". "Se esse cancelado tiver a internet como a porta de entrada do seu trabalho essa porta se fecha, nesses eventos de cancelamento ela perde um número significativo de seguidores e consequentemente sua credibilidade.", disse o especialista. 

Há alguém do outro lado da tela que acusa o comportamento de uma pessoa. João explicou como funciona a atitude do cancelador. "Geralmente, essas pessoas têm o poder de juntar essas massas virtuais, buscando tudo o que é negativo, tentando cada vez mais mostrar que o alvo (o cancelado) não deveria estar ali.", esclareceu. 

Uma dúvida que paira o mundo da internet é se eu estou ou não cancelado. O expert falou sobre como saber se você está ou não com uma má fama online. 

"Geralmente, quem é cancelado se envolve em questões polêmicas como racismo, homofobia, xenofobia ou assuntos que a sociedade virtual não aceita mais. E a internet tem um grande perfil de julgar a atitude e a capacidade das pessoas que estão em evidência.", explicou. 

Eu consigo evitar ser cancelado? "Evitar assuntos que não cabem mais nos dias de hoje. Assuntos polêmicos são grandes chaves para o cancelamento.", orientou João. 

Para aqueles que estão cancelados, o empresário digital deu algumas dicas de como lidar com a questão. 

"A melhor coisa é deixar a poeira baixar, não rebater e traçar junto a sua equipe uma estratégia de posicionamento em que se explica o porquê daquela fala ou atitude que levou ao cancelamento.", sugeriu. 

É possível ficar blindado de ser cancelado? João explicou que existem alguns métodos para você driblar essa cultura. 

"Evite assuntos e comentários desnecessários principalmente se for uma pessoa forte nas redes. Uma atitude errada ou impensada pode até acabar com uma carreira de anos.", orientou o empresário digital.