Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Cinco dicas para superar a procrastinação

Entenda como atingir seus objetivos

Gabriella Gouveia Publicado em 28/02/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
. - Istock
. - Istock

Aquele velho hábito de sempre adiar as tarefas, atitudes e decisões pode ser prejudicial para quem almeja prosperar na vida profissional e pessoal.  O alerta é do autor e palestrante Mauricio Souto, autor do livro Ouse Ser Grande.  Souto explica que as pessoas bem-sucedidas tomam decisões e controlam a mente direcionando-a para objetivos definidos (metas).

 Ele também ensina que a melhor maneira de controlar a mente é mantê-la ocupada em um propósito definido, apoiada em um bom planejamento. Para o autor, esse  é um dos segredos para ter sucesso e prosperar na vida.

 Souto revela que um dos aspectos importantes para evitar a procrastinação é tomar a decisão de realizar ou não uma tarefa, tendo em vista que a maior dificuldade que as pessoas enfrentam para atingir seus objetivos é não saber o que querem.

 Cinco passos para se libertar das amarras da procrastinação:

1-   Adquirir o hábito de tomar decisões.

2-   Começar executando pequenas atividades, fazendo coisas menores de rápida conclusão, ou ir tomando decisões mais simples;

3-   Caso tenha dificuldade em executar alguma tarefa, não tenha receio; solicite ajuda externa, pois o apoio de alguém próximo, um mentor, um colega, amigo, esposo (a) ou chefe parece realmente ser de grande ajuda para vencer a procrastinação. Melhor pedir ajuda do que ficar parado, sem tomar uma atitude.

4-    Estabeleça prioridades. É interessante distinguir o que é essencial de ser feito naquele momento e o que não é tão importante, podendo ser realizado noutra oportunidade.

5-    Aumentar a autoconfiança: Agir apesar dos receios, dos medos. Errar faz parte do aprendizado; pois mesmo errando, aprendemos com o erro e amadurecemos.