Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Vitrine / Ciência!

Conheça as cientistas que mudaram o mundo

Hoje, dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Redação Publicado em 11/02/2020, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hoje, dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência - Reprodução/Amazon
Hoje, dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência - Reprodução/Amazon

A ciência exerce uma grande importância e influência em diferentes áreas na sociedade. No entanto, mulheres e meninas continuam sendo excluídas da participação integral dessa área. De acordo com a UNESCO, menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres, e isso é algo que precisa ser mudado.

Hoje, dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Por isso, destacamos alguns nomes de mulheres incríveis e inspiradoras que fizeram história nessa área tão importante, mas não tiveram tanto reconhecimento pelos seus feitos. Dá uma olhada: 

Jane Goodall: Uma das cientistas mais prestigiadas do mundo, Jane Goodall coleciona prêmios. A britânica é primatóloga, etóloga, antropóloga e se dedicou, ao longo de 40 anos, aos estudos sobre a vida social e familiar dos chimpanzés, em Gombe, Tanzânia. Os estudos de Jane contribuíram diretamente no avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social, o raciocínio e a cultura dos chimpanzés selvagens. 

Marie Curie: Marie foi a primeira mulher laureada com um Prêmio Nobel, e a primeira pessoa (e única mulher) a ganhar o prêmio duas vezes. Além disso, foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. A cientista e física conduziu pesquisas pioneiras e super importantes no mundo todo no ramo da radioatividade. Uma de suas maiores conquistas foi a teoria da radioatividade - termo que ela mesma criou.  

Katherine Johnson: Considerada uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC, Katherine fez diversas contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados. Seu trabalho de liderança técnica na Nasa se estendeu por décadas, e ela contribuiu em diversas missões importantes, como o vôo da Apollo 11. 

Barbara McClintock: Vencedora do prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1983 pela descoberta dos elementos genéticos móveis, Barbara McClintock é considera uma das três figuras mais importantes da história da genética.  

Lisa Meitner: Conhecida por ter descoberto a fissão nuclear, Lisa Meitner foi uma física austríaca que estudou radioatividade e física nuclear. Por ser mulher e judia no período da ocupação Nazista na Alemanha, Lisa acabou não tendo reconhecimento.

Se você deseja se aprofundar na história dessas mulheres e conhecer muitas outras  cientistas que mudaram o mundo, precisa conhecer o livro “As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo”. A obra é repleta de ilustrações liiindas e destaca as contribuições das mulheres mais notáveis para os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo. 

As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo - https://amzn.to/2OMjYyp 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os preços do site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Máxima Digital pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.