Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: a origem e 5 curiosidades sobre a data de luta e reivindicação

Além de flores e chocolates, o dia 8 de março é marcado por levantes de mulheres que lutaram pelos seus direitos; Entenda!

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 08/03/2021, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
8 de março - Dia Internacional da Mulher - Instagram
8 de março - Dia Internacional da Mulher - Instagram

Além de ser um dia para homenagear as mulheres, o dia 8 de março é uma data marcada por luta pelos direitos femininos. Diferente de muitas outras datas comemorativas, o Dia da Mulher tem raízes históricas e mega importantes. 

Comemorado desde o século 20, Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, esta data serve também como um momento de reflexão a respeito das conquistas das mulheres e como estamos ocupando espaços e reivindicando o que é nosso por direito, como igualdade e respeito, e lutando contra o machismo, sexismo e um sistema patriarcal que, infelizmente, ainda nos oprime. 

PORQUE DIA 08 DE MARÇO?   

O Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, só foi oficializado em 1975 pela ONU, mas, se formos olhar para trás em quantas datas as mulheres se impuseram em relação aos seus direitos, o dia estaria marcado com a passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.

Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova York por melhores condições de trabalho. Naquela época, as jornadas de trabalho delas podiam chegar a 16h por dia. 

No dia 08 de março de 1917, aconteceu um marco ainda mais simbólico do que seria definido como o dia da mulher. Na época, um grupo com cerca de 90 mil funcionárias percorreram as ruas protestando por melhores condições de trabalho, de vida e contra a Primeira Guerra Mundial. 

Esse evento, que deu origem a data, ficou conhecido como ‘Pão e Paz’ e aconteceu em 23 de fevereiro pelo antigo calendário russo — 8 de março no calendário gregoriano, que os soviéticos adotariam em 1918 e que atualmente é utilizado pela maioria dos países do mundo. 

Apesar da disparidade entre as datas, ambos os movimentos pregavam a igualdade de direitos das mulheres, que trabalhavam em situações insalubres, com cargas horárias de mais de 15h em fábricas que as ofereciam salários baixos. 

5 CURIOSIDADES SOBRE O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES 

1- O Dia Internacional da Mulher é feriado nacional na China, Armênia, Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Casaquistão, Quirguistão, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Taijiquistão, Ucrânia, Usbequistão e Vietnã. 

2-  Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague. 

3- Em 2011, o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, designou todo o mês de março como o 'Mês da História da Mulher'.

4- Em 08 de março de 2010, diversos eventos foram organizados nos cinco continentes para celebrar a data em um especial de 100 anos. 

5- Depois da Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março tornou-se em todos os países do bloco socialista uma celebração da mulher e do comunismo.