Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Dia do Voluntariado

Dia Nacional do Voluntariado: Como começar a ser voluntário em tempos de pandemia?

Gabriel Nardelli, gerente de projetos em uma empresa que conecta voluntários a ONGs, explica porquê fazer trabalho social agora

Ivana Guimarães com supervisão de Marina Pastorelli Publicado em 28/08/2020, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dia Nacional do Voluntariado - Freepik
Dia Nacional do Voluntariado - Freepik

Nesta sexta, 28, é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, data para lembrar da importância de fazer o bem e contribuir com a comunidade.

Em tempos de pandemia, muitas vezes o desejo de ajudar é grande, mas é difícil saber por onde começar. Foi pensando nisso que nós, da Máxima Digital, conversamos com Gabriel Nardelli, gerente de projetos no Atados, uma plataforma que conecta pessoas que querem ser voluntárias a oportunidades de trabalho social. Isso sempre a partir das causas de maior interesse, áreas de atuação e habilidades delas.

Mas por que fazer esse tipo de trabalho no contexto em que vivemos? "Entendo que ser voluntário antes, durante e depois da pandemia é uma oportunidade de praticar habilidades de seu interesse, sejam as mesmas que você faz no trabalho ou outras. Nesse momento, passando mais tempo em casa, muitas vezes a gente se questiona sobre qual o nosso real valor para esse mundo. Ser voluntário pode ajudar a ser útil e a pensar no que fazer daqui adiante", explicou Gabriel.

E por onde começar? "É fundamental ter um porquê bem definido e para isso é importante olhar para a sua causa de preferência. O que realmente te toca? O que faz você ter vontade de atuar socialmente? Ou sendo bem prático, querer trabalhar de graça? A partir disso é legal ir testando, já que é possível que você se identifique com mais de uma causa", recomendou ele.

Para quem está querendo ideias de como fazer trabalho social sem precisar sair de casa, Gabriel deu as dicas: "Há diversas oportunidades. Por exemplo apoio em gestão e mentorias. Passar conhecimento diretamente da sua área de atuação é sempre muito valioso e às vezes você está conhecendo um campo novo, mas quer transmitir saberes como uma forma de testar se aprendeu. Além de coisas mais práticas como ajudar organizações a manterem seus sites e redes sociais em dia, áreas de desenvolvimento e tudo o que está relacionado a contato com o público, desde estratégia, relacionamentos e vendas."

E, aí? Está pronto para achar seu lugar no voluntariado?