Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dicas infalíveis para cultivar a verdadeira alegria

Quer encontrar a chave para a felicidade? Certas atitudes podem te aproximar deste desejo. Saiba quais

Texto: Patrícia Affonso Publicado em 24/09/2015, às 10h54 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
mulher sorrindo - shutterstock
mulher sorrindo - shutterstock
Não há fórmula mágica: os ajustes na forma de encarar a vida devem ser feitos individualmente, com um olhar generoso para a própria essência. No entanto, certas atitudes nos aproximam da felicidade genuína. Confira algumas:

- Pense na felicidade como um estado de satisfação ampliado, que inclui todo o universo ao seu redor, em vez de considerar apenas impulsos e necessidades particulares. "Quando refletir sobre o assunto, pergunte-se: como posso ampliar o bem-estar mais profundo em mim e nos outros?'. A busca pela felicidade condicionada nos separa. O cultivo da alegria genuína nos une, pois encontramos algo similar em todo mundo", pontua Gustavo Gitti, filósofo.

- Não tente controlar tudo ao seu redor. Exercite a sua capacidade de confiar e de se entregar.

- A meditação é uma aliada no exercício do desapego ao controle e na criação de sentimentos positivos. Mas, para ser efetiva, deve ser constante. Os problemas da mente estão profundamente incorporados. É preciso muito trabalho para transformá-los. 

- Lembre-se que, para desenvolver qualidades importantes para a felicidade, como bondade, compaixão e paciência, você tem que praticá-las. Portanto, enxergue de outra forma as pessoas com as quais você tem uma relação difícil e também as adversidades. Elas representam a oportunidade de evoluir, e não um obstáculo.