Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Entenda!

Entenda o que é a Mitomania, patologia citada por Anitta em relação a Gui Araujo

O psicólogo Alexander Bez explicou o que é essa condição mencionada pela cantora para falar do participante de 'A Fazenda 13'

Máxima Digital Publicado em 25/10/2021, às 17h00

Entenda o que é a Mitomania, patologia citada por Anitta em relação a Gui Araujo - Instagram
Entenda o que é a Mitomania, patologia citada por Anitta em relação a Gui Araujo - Instagram

Em A Fazenda 13, Gui Araujo falou sobre seu envolvimento com Anitta e sobre o relacionamento que tiveram. 

Ao ver as declarações do ex-namorado, a cantora se pronunciou e citou a Mitomania como justificativa do que estava sendo dito por ele. 

O psicólogo Alexander Bez explicou sobre a doença que leva a tendência compulsiva por mentir.

“A mitomania é uma patologia de ordem psiquiátrica, um transtorno em que a pessoa possui uma tendência compulsiva por mentir! Quando falamos em qualquer mania no mundo mental, as prerrogativas são sempre psicopáticas, principalmente pela associação de dois fatores, o acreditar na própria invenção, mais a tranquilidade em contar a mentira. Pode nascer com a pessoa e também pode se desenvolver ao longo da vida, vai depender como será a evolução dessa psicose. O mitômano acha que suas histórias são autênticas, pela constância do mundo da fantasia, também conhecida como 'pseudologia fantástica'", explicou o especialista. 

Como perceber se uma pessoa possui esse transtorno? O psicólogo disse que observar é essencial.

"É importante observar alguns sinais, como o medo de ser descoberto. Geralmente quem é mitomaníaco adora contar histórias muito felizes ou muito tristes, grandes casos sem motivo. As respostas são de forma elaborada e com descrições detalhadas dos fatos e versões diferentes das mesmas histórias.", disse. 

Dr. Alexander disse que há tratamento para quem sofre com a patologia: "Com o tratamento adequado a pessoa consegue alcançar um controle. Apesar de ser difícil a pessoa reconhecer que tem o transtorno, mas com seções de terapia com psicólogos ou psiquiatras, o profissional ajudará a entender quais são os motivos que levam a criação das mentiras".

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI