Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Especialista dá dicas para economizar nas compras de fim de ano

A consultora de moda Camila Cavalcante selecionou alguns truques para quem quer gastar pouco

Máxima Digital Publicado em 27/12/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista dá dicas para economizar nas compras de fim de ano - Freepik
Especialista dá dicas para economizar nas compras de fim de ano - Freepik

O fim do ano chegou e quem não quer comprar vários itens para se presentear e demonstrar amor por aqueles que moram em nossos corações, não é mesmo?

Mesmo que seja um período festivo, a situação econômica do Brasil não nos permite gastar muito. É importante pensar em tudo, inclusive nos valores que vamos investir nos looks de final de ano.

É necessário entender também que mesmo com os preços em crescente, é possível economizar.

Para a consultora de moda Camila Cavalcante, se você gastar 1 real em uma peça que não for usar, ela já se torna cara. A consultora de moda deu algumas dicas de como montar looks incríveis para as festas de final de ano sem gastar muito.

1 . Planejamento

A especialista disse que, antes de tudo, é preciso ter planejamento. Não adianta você sair de casa para realizar compras e esquecer de programar o que você realmente quer. O primeiro passo para executar esse planejamento é anotar as ocasiões que você vai priorizar.

"Anote também ao lado de cada evento, o local onde você vai usar esse look. Saber o local é importante para pensar em quais combinações você vai montar. Isso te ajuda a não errar no dress code", explicou.

2 . Garimpe o seu guarda roupas

Segundo Camila, vasculhar o guarda roupas e desenterrar peças que não são usadas há muito tempo, traz versatilidade ao look e ajuda a guardar dinheiro, afinal se estiver em boas condições, o traje pode ser usado perfeitamente.

A consultora de moda ainda falou que essa é uma época interessante para resgatar algumas peças:

"Sabe aquelas peças que ficaram guardadas e que você não usa por achar muito elegante? Essas são as peças que podem ser usadas por combinar com as festas. Neste período as texturas ricas e as aplicações são muito bem-vindas e tem um impacto visual bem interessante", disse.

Para a consultora de moda, antes de comprar acessórios como anéis e colares, é preciso entender quais são os que você tem. A regra é a mesma para os sapatos, mesmo que sejam comprados para casamentos eles podem ser incorporados. É possível resgatar esses acessórios que, neste período, costumam estar com um preço alto.

3 . Faça uma lista de peças para cada look desejado

Para Camila, essa lista é importante para manter o foco sobre o look que deseja montar para cada ocasião, ela ajuda a não gastar em vão com peças que talvez você nunca use ou um tempo depois descarte.

"É importante também se perguntar se aquela peça nova combina com as que você já tem e se é possível fazer combinações diferentes. É necessário fazer essas perguntas para si mesmo e entender que a economia não está somente nos valores que você vai pagar em cada peça, mas sim na quantidade de vezes que você vai usá-la", falou.

A consultora de moda ressaltou que se for necessário comprar uma peça formal, é interessante tentar comprar algo em uma textura ou modelagem que encaixe com o que você usa no dia a dia, para garantir que você a utilize em outras ocasiões.

No dia de fazer as compras, vá com calma, tempo, cabelo arrumado e uma make básica. 
Camila explicou que este é um dia em que ficamos muito expostas com o espelho e com a imagem. Se não estiver confortável consigo mesma, isso pode alterar a sua percepção sobre as peças.

"Se você não estiver feliz com sua imagem, é natural que não esteja feliz com a escolha das roupas e pode transferir essa frustração para os looks. É interessante que neste dia você esteja feliz com a sua imagem no espelho", explicou.

A consultora de moda explicou que um bom planejamento e uma lista pode te salvar de comprar peças desnecessárias e compras assim são desperdícios de dinheiro que não permitem uma escolha adequada para os looks.

“Economize, mas não esqueça que o look perfeito e que vai fazer você arrasar, é aquele look que você se sinta realmente bem”, conclui.