Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Aromaterapia

Especialista fala sobre a importância da Aromaterapia e ensina receitas que podem ser feitas em casa

Aprenda a aplicar a aromaterapia em sua rotina diária

Máxima Digital Publicado em 24/03/2022, às 11h40

Especialista fala sobre a importância da Aromaterapia e ensina receitas que podem ser feitas em casa - Freepik
Especialista fala sobre a importância da Aromaterapia e ensina receitas que podem ser feitas em casa - Freepik

As Práticas Integrativas e Complementares vêm sendo utilizadas como complemento da assistência à saúde. Dentre essas práticas destaca-se a Aromaterapia, por sua facilidade e diversidade de uso.

A Aromaterapia é um recurso terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A prática é uma linha complementar na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Utiliza-se dos óleos essenciais, que são substâncias altamente concentradas de energia. São extraídos das plantas, raízes, resinas, frutos e flores.

"Os óleos essenciais apresentam numerosas e importantíssimas propriedades farmacológicas que os caracterizam como antibióticos, antissépticos e antivirais", afirmou Denise Pirillo Nicida, professora do curso de Estética e Cosmética da FAM.

De modo geral, os óleos essenciais penetram no corpo por inalação, através das vias respiratórias; já alguns podem ser aplicados diretamente na pele, atingindo a corrente sanguínea.

Em tempos de pandemia, podem ser utilizados óleos essenciais que contenham na sua composição fenóis (antissépticos úteis no combate a vírus e bactérias), encontrados, por exemplo, nos óleos de Cravo, Tomilho e Orégano.

Já os óleos que possuem alto teor de álcool monoterpeno, como, por exemplo, o Tea Tree (Melaleuca), Bergamota e Hortelã- Pimenta, atuam como antissépticos e estimulante do sistema imunológico. Os óleos de Néroli, Camomila Alemã e Patchouli possuem sesquiterpenos, eficazes anti-inflamatórios e auxiliares no processo de desintoxicação do corpo.

Com o objetivo de orientar a população sobre os benefícios dessa prática, a professora Denise deu algumas dicas de Aromaterapia que podem ser feitos em casa:

Spray antisséptico:

Adicione 20 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) e 20 gotas de óleo essencial de Cravo em uma solução de 60 ml de álcool de cereais. Utilize um frasco spray e borrife em qualquer superfície que desejar.

Limpeza de vias aéreas com vaporização:

Em uma bacia com água quente adicione 3 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca), 2 gotas de óleo essencial de Tomilho e 2 gotas de óleo essencial de Camomila Alemã. Cubra a cabeça com uma toalha e respire profundamente até a água esfriar.

Óleo de Massagem e Hidratação para o Corpo:

Acrescentar 25 gotas de óleo essencial de Bergamota e 20 gotas de óleo essencial de Patchouli em 120 ml de um óleo vegetal de sua preferência. Pode ser passado no corpo para massagem ou hidratante pós banho. Não é necessário enxaguar.

Vale enfatizar que a Aromaterapia não substitui as medidas de prevenção e tratamento da Covid-19 estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O uso dos óleos essenciais deve ser complementar, com o intuito de fortalecer o organismo humano para que haja melhor resposta frente a infecções gerais, como já foi comprovado em diversos estudos.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI