Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Etiqueta durante o voo

Fique atenta para não cometer deslizes durante a viagem de avião

Texto: Carmen Cagnoni Publicado em 24/03/2016, às 11h15 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fique atenta para não cometer deslizes durante a viagem de avião - Shutterstock
Fique atenta para não cometer deslizes durante a viagem de avião - Shutterstock

Cada vez mais comum, viajar parece fazer parte do cotidiano da maioria. Mas nem todos conhecem (ou ficam atentos) às regrinhas da boa conduta e do respeito ao próximo. Saiba como se comportar com as dicas de Rachel Jordan, especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais.

Conforto não é desleixo
Sabe aquela roupa gostosa, meio velha, com cara de surrada que você adora vestir para ficar em casa? Pois bem, ela não é a roupa ideal para o embarque. Escolha algo apresentável e adequado para a ocasião, evitando roupas muito justas e decotadas, que limitam os movimentos e causam desconforto ao sentar.

Olho na bagagem de mão
Respeitar o tamanho dela é essencial. Muitas vezes os voos atrasam exatamente por essa bagagem não caber nos compartimentos destinados a elas. Ao escolher mochilas e bolsas maiores, segure-as à frente do corpo para evitar desconforto aos outros passageiros.

Cada um no seu quadrado
Evite esticar os pés despreocupadamente, como se estivesse no sofá de casa. Se viajar com crianças, certifique-se de que elas não estão batendo o pé no encosto da frente, pois incomoda. Caso isso aconteça com você, converse com os pais da criança ou com a própira pessoa, expondo seu desconforto com educação.

Trocar de lugar
Isso pode ser feito antes do embarque ou no próprio balcão do check in ou, ainda, solicitado a alguém da tripulação. A mudança mais comum é pedida por pais que se sentam longe dos filhos menores ou por alguém com algum problema de locomoção ou altura. Mas esteja ciente de que ninguém é obrigado a trocar de lugar com você. Pode até parecer antipático, mas algumas pessoas têm manias e escolhem poltronas específicas para se sentar.

Mais um, por favor!
Repetir a refeição ou pedir a do passageiro que não quis não é uma atitude comum.Avião não é restaurante onde se pode pedir comida à vontade e as refeições no voo são limitadas.

Abaixe o volume
Conversar durante o voo ajuda a descontrair e torna a viagem mais rápida. Mas há limite para não ser inconveniente e atrapalhar quem deseja fazer sua viagem lendo ou ouvindo uma boa música. Se o passageiro ao seu lado está com um livro ou com os olhos fechados, é sinal de que gostaria de ficar quieto. Outra maneira é perceber se a conversa só esta partindo de você. Bom senso é fundamental.