Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Educação

Gincana da @JornadaX: Ação emergencial reúne comunidade, alunos e professores em formato de game para a volta às aulas presenciais

A ação social foi criada para ajudarem a ultrapassarem as barreiras que foram impostas no período de isolamento social

Máxima Digital Publicado em 07/10/2021, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gincana da @JornadaX: Ação emergencial reúne comunidade, alunos e professores em formato de game para a volta às aulas presenciais - Freepik
Gincana da @JornadaX: Ação emergencial reúne comunidade, alunos e professores em formato de game para a volta às aulas presenciais - Freepik

A Gincana da @JornadaX trouxe um novo método de aproximação entre as escolas, alunos, comunidade e professores. 

A ação emergencial foi criada para encorajar a retomada às aulas presenciais, reúne comunidade, alunos e professores, integrados através de jogos e atividades capitaneados pelos jovens.

E já está funcionando! A primeira a aderir à Gincana que terá escala nacional é a Escola Cidade Hiroshima em São Paulo e vem acontecendo durante o mês de setembro e neste dia 8 de outubro terá seu grande ápice, que inclui ações na escola com dança, música, esportes, grafite, jogos de conhecimento, horta comunitária, e muito mais. E um especial com os alunos em um mutirão de limpeza no Parque do Carmo.

A Gincana da @JornadaX é o prólogo da @JornadaX (um social game que instiga jovens a se descobrirem como agentes de transformação de seus espaços) envolve todos ligados a comunidade escolar para, juntos, superarem a gigante evasão escolar e a dificuldade para voltar às aulas presenciais.

Com duração inicial de um mês, está prevista para acontecer em nível nacional a partir do início das aulas em 2022. Até o momento, as secretarias de educação dos estados São Paulo, Maranhão, Pernambuco e Bahia, já se interessaram em apoiar a iniciativa.

Esse projeto é o ponto de partida para que os alunos continuem a integração na escola & comunidade durante mais seis meses, com a metodologia do social game Jornada X.

Os objetivos da Gincana da @JornadaX são: reduzir o abandono escolar; desenvolver novas habilidades para alunos e professores; aumentar a participação da comunidade; e contribuir para formação dos professores em pedagogias ativas que apoiem a redução dos danos da pandemia.

A mecânica dá protagonismo para que os alunos convidem seus colegas, envolvam e ampliem suas próprias conexões. E vai além só da escola, mas em toda a comunidade, criando pontes para que eles possam sair juntos do momento difícil e das consequências emocionais causadas pela pandemia e luto, em direção ao reencontro no espaço escolar.

E, claro, que cumpre com todas as exigências que os protocolos de segurança impostos pela pandemia.


Um círculo inusitado de organizações faz esse projeto acontecer e leva aos alunos, professores e comunidade a se envolverem e viabilizarem a possibilidade de sonhar com mudanças na Educação de modo ativo, lúdico e acessível. São elas: a Live Lab, idealizadora da JornadaX e responsável pela sua aplicação nas áreas educacional, social e ambiental; a ASAS.BR.COM, coletivo internacional de inteligência criativa que acelera propósitos através de conteúdos humanistas; e a Now Partners e sua irmã United for Regeneration, que juntas, mobilizam e transformam organizações e sistemas sociais para cocriar economias e sociedades regenerativas.

@JORNADA X

Metodologia através de social game (que se iniciou como Play the Call) aplicada em mais de 50 mil alunos em 24 Estados Brasileiros nos últimos 10 anos, para criar uma resposta rápida, acessível e de alcance em grande escala. Somada com a GINCANA, tem o objetivo amenizar a situação da evasão escolar, para que não se torne um retrocesso profundo e permanente na educação brasileira, como apontam os dados dos relatórios citados abaixo.

EVASÃO ESCOLAR

A evasão escolar e a insegurança com a volta às aulas, tanto por parte de pais e alunos quanto dos professores e educadores, são alguns dos principais desafios que a sociedade enfrenta como consequência da pandemia. Estudos recentes demonstram o profundo impacto que a privação da convivência escolar tem causado. As crianças e jovens perderam acesso à educação, deixaram a escola e estão inseguros em regressar aos colégios.


SOBRE:

Gincana da JornadaX

Data: 8 de outubro, das 8h às 18h (final)

Atividades: Merenda e entrega de cestas básicas, Esportes, Mural, Mutirão de limpeza, Jogo do Milhão, Música e Slam – cronograma abaixo)

Local: Escola Cidade de Hiroshima – SP

End.: Rua Venâncio Lisboa, 382 - Itaquera, SP