Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Fim do ano

Incertezas para os planos de fim de ano: Entenda o que fazer em casos de imprevisto

Especialista esclarece dúvidas em relação às eventualidades

Máxima Digital Publicado em 27/12/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Incertezas para os planos de fim de ano: Entenda o que fazer em casos de imprevisto - Freepik
Incertezas para os planos de fim de ano: Entenda o que fazer em casos de imprevisto - Freepik

O mês de dezembro é marcado pela retrospectiva de todo um ano vivido, e claro, símbolo de celebração. Além das festividades natalinas, a chegada de um novo ano merece ser comemorada!

Alguns escolhem festas, outros uma viagem para praias paradisíacas e há também aqueles que apreciam os fogos na varanda de casa.

Desde o início da pandemia de Covid-19 planejar algo sempre está rodeado de incertezas. E as celebrações de ano novo? Aldo Grisi revelou que sente um pouco de medo em como se organizar.

"Amo comemorar a chegada do ano novo. Mas temos vivido tempos de tantas incertezas… Confesso que bate um medo em haver imprevistos e eu não poder realizar o que planejo! A aflição é de ter prejuízo", explicou Grisi.

O final do segundo semestre do ano indica altos índices de planejamento de viagens, pois é o tempo em que se conciliam as celebrações de dezembro, o recesso no trabalho e as férias escolares. Porém, Aldo contou que está receoso em comprar passagens ou reservar algum tipo de hospedagem devido às situações de incerteza.

"Uma viagem exige dinheiro, tempo e planejamento; mas, no momento em que vivemos, os planos estão sempre sob observação. Meu receio em marcar viagem se dá por esse cenário de incertezas, o grande fluxo de pessoas viajando nessa época, somado às devidas restrições sociais. Então me questiono, caso algum imprevisto aconteça, eu teria ressarcimento? Como eu procederia nessas situações?", se indagou.

A advogada Lívia Sampaio explica que o fim de ano é de fato cheio de imprevistos, principalmente pelo fato de ter uma lotação muito grande de pessoas se planejando para viajar, se hospedar ou viajar. Assim, ela contou como proceder em meio aos imprevistos.

"Em caso de viagens, ter planejado e comprado as passagens há um tempo, é possível reverter a situação. Você pode ligar para a companhia aérea e esclarecer a situação, em situações sociais, como as oriundas da pandemia, os voos têm condições especiais para adiamento ou cancelamento das passagens; em demais situações, explique o fato para os atendentes para resolver os imprevistos", explicou ela.

Lívia acrescentou ainda as situações com hospedagem: "Mesmo que o viajante tenha optado por hotel ou aluguel por temporada; os estabelecimentos apresentam regras e políticas públicas para cancelamento, muitos dão até 48 horas antes da reserva. Então, com essas alternativas, é possível derrubar grandes imprevistos e incertezas para o fim de ano"

Caso o medo de planejar a viagem ainda persista, monte uma ceia em casa, convoque toda a família e celebre em seu lar.