Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Interprete os sinais dos gatos

Entenda o que seu gato demonstra com atitudes simples

Gabriella Gouveia Publicado em 19/01/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Gatos somente olham nos olhos de quem eles amam e confiam
Gatos somente olham nos olhos de quem eles amam e confiam - Shutterstock

É muito fácil perceber quando um gato está incomodado com você ou bravo, mas e quanto a perceber o afeto que eles demonstram? Gatos escolhem uma pessoa para amar, e quando amam, amam de verdade. O truque é saber reconhecer e retribuir o carinho dado por esses bichanos!  Como eles demonstram afeto?

 De acordo com a CEO da Pet Anjo e especialista em comportamento animal, Carolina Rocha, nem todos os gatos demonstram afeto igualmente, mas separamos alguns sinais que eles usam para nos dizer ou demonstrar que nos amam:

 – Encostar a testa:

Este gesto é demonstrado para os tutores muito amados, quando o gatinho olhar para você, ele abaixará a cabeça e encostará na sua testa, queixo ou bochechas.

 – Passar as bochechas:

Quando um gatinho se sente confortável no ambiente ou com alguém, ele passa as bochechas nos móveis, nos cantos da casa, nas suas pernas e mãos quando for acariciado.

 – Entortando a pontinha da cauda:

A cauda de um gatinho é como um termômetro do seu humor, quando fica espetada ou esticada, quer dizer que o gato está assustado, mas quando ele está perto de você e passa com a pontinha torta, é porque ele confia em você.

 – Fazer contato visual e piscar suavemente:

Gatos somente olham nos olhos de quem eles amam e confiam, quando eles piscam suavemente, como se estivessem calmos, é quase como um beijo entre humanos, uma conexão de amor e confiança.

 – Ronronar: 

Ronrono não é apenas para coisas boas, gatos ronronam para avisar que algo irá acontecer, quando usam a caixinha de areia…mas o ronronar mais alto e poderoso é deixado somente para momentos de felicidade ao lado de seu dono.

 – Deitar no colo: 

Gatos adoram lugares quentinhos e confortáveis para dormir, como uma caminha ou travesseiro, mas muitas vezes escolhem o colo de seus donos, o gato escolheu dormir junto de você, mesmo que não seja tão quentinho ou confortável.

 – Te dar ratos, pássaros e insetos mortos: 

Gatos gostam de serem apreciados pelos seus atos, depois de caçar, um ratinho, pássaro, inseto morto ou até mesmo um rabo de lagartixa podem aparecer no seu travesseiro, para você pode ser nojento, mas para seu bichano é um sinal de confiança e amizade.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI