Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Não ao bullying

Lizzie Velasquez, autora motivacional, é alvo de ataques que zombam da aparência de pessoas com deficiência e faz apelo inspirador

A #facetimeprank é uma trend do TikTok onde você mostra pessoas com deficiência para "assustar" crianças

Máxima Digital Publicado em 12/08/2020, às 17h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lizzie Velasquez, autora motivacional, é alvo de ataques que zombam da aparência de pessoas com deficiência e faz apelo inspirador - Reprodução/ Instagram
Lizzie Velasquez, autora motivacional, é alvo de ataques que zombam da aparência de pessoas com deficiência e faz apelo inspirador - Reprodução/ Instagram

A autora e palestrante motivacional Lizzie Velasquezse tornou um dos assuntos mais comentados das redes, mas dessa vez, infelizmente, não foi por um motivo alegre ou inspirador.

Nos últimos dias, Lizzie tem sido vítima de bullying na rede mais bombada entre os jovens, o TikTok. Passou a circular na plataforma um desafio chamado "Facetime Prank" (pegadinha do Facetime, em português). Na brincadeira de mau-gosto, usuários pegam fotos de pessoas com deformidades, fixam na tela e mostram para crianças ou adultos, fingindo ser uma ligação de vídeo.

A partir daí, são gravadas as reações, que na maioria das vezes, são de medo, deboche ou risada. Lizzie, sofre de uma rara deficiência, e teve suas fotos usadas por mais de uma vez nesse viral. 

Entristecida, a ativista resolveu se manifestar através de um vídeo, e condenou a 'brincadeira': "Tiktok, eu preciso da sua ajuda. Essa trend que viralizou, em que você finge ligar para alguém deficiente, ou um bebê ou uma mugshot, e mostra para alguém para filmar a reação da pessoa, só para dar uma risada não é engraçado. Isso não é engraçado! Não é uma piada!", desabafou.

Velasquez, então, criticou uma mãe que usou uma foto sua para dizer ao filho que aquela seria sua nova professora da escola. Na ocasião, a mãe riu da reação assustada do garoto. "Se você é um adulto e tem uma criança em sua vida, por favor, não ensine a ela que ter medo de alguém que não parece com ela é normal! Tudo que essas crianças precisam saber sobre empatia, sobre serem gentis umas com as outras, começa em casa! Isso não é certo, essa é uma trend que precisa acabar porque nós somos humanos, temos sentimentos, então, por favor, tenham isso em mente", concluiu.