Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Genial

As melhores referências do clipe 'Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim', de Manu Gavassi e Gloria Groove

Tem referência de Big Brother Brasil, músicas do passado, Chay Suede, Laura Neiva, Dua Lipa e muito mais

Bruna Goularte Publicado em 21/08/2020, às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As melhores referências do clipe 'Deve Ser Horrível Viver Sem Mim', de Manu Gavassi e Gloria Groove - Divulgação
As melhores referências do clipe 'Deve Ser Horrível Viver Sem Mim', de Manu Gavassi e Gloria Groove - Divulgação

E ela faz tudo! Após sua participação no Big Brother Brasil 20 e a criação da persona Malu Gabatti, uma cineasta hiper renomada de Nova York, Manu Gavassi estreou o clipe de Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim– ao lado de Gloria Groove - abalou as estruturas da internet! 

A produção tem nada mais nada menos do que 10 minutos de duração. Mas, fique tranquilo que você nem percebe o tempo passar, porque o trabalho entregue é maravilhoso.

No clipe, Manu vive a Malu, que dirige a produção de maneira super exigente - e conceitual - mas ela mesmo assim ela entende que existe uma “fórmula infalível” para um clipe pop de sucesso. Segundo ela, é necessário uma boa história, um boy gato, um carro, muita dança e um pouco de nudez!

Bom, em Deve Ser Horrível Dormir Sem Mimtem isso e mais uma chuva de referências que separamos para vocês. Vem ver!

Fleabag

Primeiro que se você nunca assistiu ou nunca ouviu falar dessa série precisa ir ver agora. É uma série britânica Criada, escrita e estrelada por Phoebe Waller-Bridge, a trama gira em torno de uma mulher de 33 anos que enfrenta dificuldades em relacionamentos amorosos e familiares, enquanto tenta lidar com a morte da melhor amiga, que se suicidou acidentalmente.

Só que a série não se resume à isso. Fleabag quebra a quarta parede - quando a personagem faz do espectador um cúmplice, contando histórias, fazendo comentários, flertando e brincando com a câmera. E é isso que Manu, ou Malu, faz no clipe.

Gloria até faz uma brincadeira dizendo que ela estava querendo fazer uma espécie de "Fleabag tupiniquim".

YouTube

1984

Talvez essa seja uma das referências mais óbvias do clipe, mas não tem como não destacá-la. O livro 1984, de George Orwell. Para quem não conhece, o livro conta sobre uma sociedade distópica que vive sob o regime do totalitarismo. Tudo gira em torno do Grande Irmão - o Big Brother - uma imagem do sistema. Foi esse 'olho que tudo vê' que inspirou a criação do reality.

E, sabemos bem que Manu foi um dos grandes destaques do programa com o mesmo nome na edição deste ano, né?

YouTube

Coelho

Falando em BBB20, as referências ao programa não faltaram. Aparece um clipe do nada e ninguém entende nada, mas sabia que tem um motivo? A referência ali é o Hadson do programa - um de seus maiores desafetos.

Durante uma das provas do reality, os participantes se vestiram de coelho para disputar uma corrida de sacos. O ex-brother até ganhou a disputa, mas a vitória não valia a liderança. Ele foi trollado mesmo e Manu não deixou escapar. Na ocasião, Guilherme foi o líder da semana. 

YouTube

Macarrão instantâneo

Outro protagonista do programa foi a comida. Sim, ela causou diversas brigas, mas também uniu muita gente na casa. Na Xepa, uma refeições mais comuns era o famoso macarrão instantâneo. 

Tinha gente que até comia cru - a Manu mesmo. Em uma cena ao lado de Gloria, a cantora aparece se deliciando com o alimento como se fosse um petisco em um chá da tarde. Alguém já experimentou?

YouTube

Rita Lee e Amélie Poulain

Essa referência está tanto no clipe, quanto na letra da música. No vídeo, Manu aparece com os famosos óculos vermelhos de Rita Lee e o clipe segue uma paleta de cores muita parecida com o filme francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. 

Já na canção, ela fala: "Mistura de Rita com Amelie. Quando acha que entendeu, eu nem tô mais aqui". Nada poderia descrever Manu Gavassi tão bem, né?

YouTube

Posicionamento político

Manu Gavassi já se posicionou diversas sobre a política. Crítica ao Governo Bolsonaro, ela é clara quando diz que "não dá mais para ficar quieto em relação à política".

Ela acredita que a melhor forma para isso é a busca por conhecimento e estudo - certíssima. 

"Claro posicionamento político, laço no cabelo e bom senso crítico", diz na letra. No clipe, ela aparace em cima de um palanque como se estivesse fazendo um pronunciamento ao lado de Gloria.

YouTube

Tamborzinho tamborzinho

Isso, é claro, que não poderia faltar, né? Uma das grandes marcas da Manu no BBB20 foi a música Don't start now de Dua Lipa. Ela começa o clipe falando que música pop precisa de uma coreografia viral e ela entregou isso no reality. 'Tamborzinho tamborzinho' quebrou a internet. Todo mundo queria aprender os passos dos participantes e sair imitando por aí. A música chegou as mais tocadas do Brasil e até a cantora britânica fez uma participação especial em uma festa do programa.

YouTube

Raony Phillips

Ele é produtor da websérie Girls In The House e Klam, e no clipe atua como 'produtor com medo de ser demitido'.

YouTube

Mas, ele faz mais do que isso. Raony ainda recita um meme muito famoso: o da Socorro Feirante. Para ver, é preciso ver até o final, e já temos outra referência ai, né?

Músicas da própria Manu

A metalinguagem da letra da música é uma das coisas mais incríveis do trabalho. Gloria faz uma brincadeira com as canções 'Muito Muito','23', 'Áudio de Desculpas', e 'Farsa'.

A cantora mistura frases como "tão livre assim", da música 23, "relaxa que eu não vou revelar a sua farsa", de Farsa, "muito muito muito pra você", de muito muito e "porque eu sou sempre assim" , de áudio de desculpas.

YouTube

Dua Lipa

Já sabemos que a cantora é uma das maiores referências de Manu quando o assunto é música e estilo. Muitos dizem que a brasileira adora 'imitar' o jeito de ser de Dua. Pensando nisso, e sendo Manu, ela faz um deboche ao aparecer com o cabelo inspirado na capa do CD da britânica. 

Nele, ela surge dentro de um carro com as mãos no volante e cabelo dividido em suas cores: preto e platinado. Manu aparece na frente de um carro com as mesmas cores de cabelo.

YouTube

Divulgação

Chay Suede e Laura Neiva

Por essa ninguém esperava. Lembra que Malu disse que para ter um clipe de pop precisava de “um boy gato com cara de quem vai acabar com a sua vida"? Então, o boy gato do seu clipe e ninguém mais, ninguém menos do que seu ex-namorado Chay Suede. E não parou por aí. Sua esposa, Laura Neiva, também atuou na produção.

Manu colocou o ex, que rendeu suas músicas mais famosas, no clipe o chamando de “cara bonito com rosto de quem vai f***** tua vida”, faz referência às músicas detonando ele na letra e coloca a esposa dele para tirar a camisa dele e por fim, faz ele fazer uma dancinha. Só Manu Gavassi mesmo, né?

Para quem não lembra, durante sua participação no BBB, Manu revelou para seus colegas de confinamento que viveu um relacionamento tóxico no passado, e os internautas logo associaram ao artista. O namoro durou entre 2012 e 2014. Na época, os internautas acusaram o global de ter traído Manu com a própria Laura.

YouTube

Agora que você já viu as principais referências, assista ao clipe: