Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / PROTAGONISMO NEGRO

Mês da consciência negra: Cineasta Jordan Peele e o protagonismo negro em produções audiovisuais

Precisamos falar sobre a crescente ocupação de atores negros em filmes, novelas e séries

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 14/11/2020, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jordan Peele, diretor de 'Corra!' e 'Nós' - Instagram
Jordan Peele, diretor de 'Corra!' e 'Nós' - Instagram

Artistas negros vêm ganhando cada vez mais espaço na indústria do audiovisual. Consolidadas através de performances e atuações excepcionais, essas produções aos poucos estão tomando contas das telinhas, o que se caracteriza um grande avanço dentro de uma sociedade que pratica o racismo de forma estrutural há séculos. 

Personalidades negras encontram-se ganhando visibilidade dentro de novelas, filmes e séries, fazendo uma revolução em um mercado que é majoritariamente branco. 

O filme ‘Pantera Negra’ foi um verdadeiro marco cinematográfico, que ao abordar temas de questões africanas, como cultura e raízes, acabou se tornando um sucesso de bilheteria ao redor do mundo. Além de contar com um elenco quase que totalmente afrodescendente. 

Jordan Peele, ator e cineasta negro, rapidamente se tornou um nome de êxito após ganhar o ‘Oscar’ de ‘melhor roteiro original’ com ‘Corra!’ (2017). O diretor, durante evento no teatro Upright Citizens Brigade, em Los Angeles, confessou que não se vê escalando atores brancos para suas produções. 

Veja do meu ponto de vista: Eu estou em uma posição em que posso escalar pessoas negras nos meus filmes. Eu posso chamar o pessoal da Universal e falar: 'Eu quero fazer um filme de US$ 20 milhões sobre uma família negra'. E eles dizem sim”, disse ele, de acordo com o site ‘CBR’. 

"Uma das partes mais legais desta história é que estamos vivendo em uma época de renascimento [do cinema negro], e conseguimos provar que todos estes mitos sobre representatividade não ser lucrativa são falsos”, apontou o norteamericano. 

Além de ‘Corra!’, Jordan também é a mente por trás de ‘Nós’ (2019), filme de terror com a maior bilheteria de estreia da história. O próximo longa do cineasta já tem data para estrear. Apesar de ainda não ter um título, sabemos que a trama será de horror e nesta última segunda-feira, 9, a ‘Universal’ oficializou 22 de julho de 2022, como a data de estreia da obra, nos Estados Unidos. 

CONFIRA OS TRAILERS DESSES DOIS FILMES MARCANTES!

  • CORRA! - 2017

  • NÓS - 2019