Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Força feminina

“Mulheres Guerreiras na Amazônia” e jamaicana Nanny inspiram stylist Luiz Plínio em projeto sobre força feminina

Em uma conversa exclusiva com a Máxima Digital, Plínio contou detalhes sobre o projeto, desde a criação até a execução

Máxima Digital Publicado em 24/10/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stylist Luiz Plínio cria projeto sobre força feminina - Fotos: Gabriel Berroncel
Stylist Luiz Plínio cria projeto sobre força feminina - Fotos: Gabriel Berroncel

A moda é uma indústria poderosa, responsável por retratar o que será aceito pela sociedade. No entanto, por muitos anos, ela era moldada por estereótipos e uma representação realista era quase improvável. Atualmente, a moda está se modificando para ser cada vez mais inclusiva.

Pensando nisso, o stylist Luiz Plínio criou um projeto que homenageia a força feminina. Introduzir diversidade no mundo da moda atual não é uma tarefa fácil. Apesar disso, ele contou que seu maior objetivo é trazer, através do seu trabalho, conceitos de igualdade de gênero e cor.

“Eu quis homenagear a mulher forte e guerreira da atualidade, trazendo conceitos de igualdade e gênero em todo mundo”, disse Plínio.

Para o projeto, o stylist teve como inspiração a lenda “Mulheres Guerreiras da Amazônia”, que conta a história das mulheres guerreiras da tribo Icamiabas, que uma vez por ano, realizavam um ritual à beira da lua para engravidar, mas a criança só permanecia com elas se nascesse com o sexo feminino. Além disso, eram guerreiras porque eram extraordinárias com o arco e flecha.

Outra inspiração para o projeto foi “Nanny”, líder dos quilombolas jamaicanos, conhecidos como Maroons; eles eram escravizados por espanhóis e, durante uma invasão britânica à colônia espanhola, Rainha Nanny foi responsável por liderar dois clãs, o Barravento e o Sotavento, em busca de liberdade.

“O trabalho foi idealizado pelo maquiador Wellington Dias e tiramos essa ideia do papel juntos! Foi uma homenagem às mulheres que sempre estiveram à frente de seu tempo”, contou Luiz Plínio.

Mas o ensaio em si teve um propósito. A intenção do stylist e o maquiador era marcar, além da história ancestral, os movimentos que acontecerão. “Terão vários outros momentos decisivos no movimento de igualdade de gênero: os cinco anos de adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; o 20º aniversário da resolução 1325 sobre Mulheres, Paz e Segurança do Conselho de Segurança da ONU; e o 10º aniversário de criação da ONU Mulheres. Acho importante falarmos sobre isso.”, pontuou.