Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Não pare de economizar energia

Graças ao aumento no nível de água das principais termelétricas do país, o governo anunciou um desconto para a conta de luz. Mas isso não significa que podemos relaxar! Pratique estas dicas que salvam o bolso e o planeta

Máxima Digital Publicado em 02/06/2016, às 11h25 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não pare de economizar energia - Shutterstock
Não pare de economizar energia - Shutterstock
Geladeira
Evite encostá-la na parede ou em outros móveis, mantendo uma distância de 10 centímetros deles. “A parede retira o calor de dentro do refrigerador e joga-o para fora, e o pouco espaço prejudica essa troca térmica”, diz o engenheiro elétrico Maurício Maloper (SP). A manutenção também é essencial: se as borrachas laterais estiverem gastas, a geladeira não fecha direito, exigindo maior desempenho do motor. Coloque uma folha de papel na porta e feche-a: se ela cair, providencie a troca das borrachas.

Fornos
Descongele os alimentos na geladeira antes de prepará-los no fogão ou no microondas. Assim, a chama ou a eletricidade fi carão em uso por menos tempo. Prefira usar o fogão convencional para o cozimento dos alimentos, pois ligar e desligar o micro repetidas vezes para checar o ponto gasta energia. Está assando um bolo? Não abra a porta do forno antes do tempo previsto na receita: há perda de calor. Prefira vasilhas de cerâmica ou vidro, que esquentam mais rápido que o metal.

Chuveiro
Regule a temperatura da água para o modo verão nos dias quentes. Além de economizar energia, a sua pele e cabelo agradecem. Evite banhos demorados e em horários de pico, das 18 às 21 horas.

Televisão
Apesar de ser um gasto baixo, deixar o aparelho ligado em modo stand by aumenta o consumo energético em cerca de 15%. Habitue-se a desligar a TV da tomada. 

Secador de cabelo
Retire todo o excesso de água dos fios com a toalha antes de partir para a secagem. Isso ajudará a diminuir o tempo de uso do aparelho. Sempre que possível, deixe o cabelo secar ao natural. E tente resgatar velhos hábitos, como enrolar touca antes de dormir.

Computador
No caso dos notebooks, abuse do recurso de economia de energia, optando pela função hibernar quando quiser dar uma pausa. Já no computador, evite deixar a impressora ligada em conjunto.

Ferro de passar
Deixe a pilha de roupas crescer para ligá-lo e, assim, diminuir o consumo de energia elétrica. Enquanto o ferro está esquentando, passe os tecidos delicados, que não necessitam de tanto calor para desamassar. Precisa dar uma paradinha no trabalho? Tire o aparelho da tomada! Ah, passar roupa com a máquina de lavar ligada ou assistindo TV não é uma boa: sobrecarrega a rede elétrica aumentando o gasto de energia.

Máquina de lavar
Espere juntar roupa de vários dias. Assim, você otimiza o processo e faz a lavagem apenas uma vez na semana. Usar a dose correta de sabão é fundamental: se colocar muito terá de repetir o enxágue, gastando mais luz... e água! Limpe o filtro da máquina regularmente, conforme indica o manual do produto.