Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Comportamento / Dicas financeiras

No vermelho? Confira dicas de como gastar com responsabilidade para não começar 2021 no negativo

Rafael Medeiros, cofundador do Partiu Poupar, deu aquela ajuda para ninguém começar o ano de 2021 no perrengue

Máxima Digital Publicado em 10/12/2020, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira dicas de como gastar com responsabilidade para não começar 2021 no negativo - Freepik
Confira dicas de como gastar com responsabilidade para não começar 2021 no negativo - Freepik

O ano de 2020 não foi fácil. Muitas pessoas sofreram com as barreiras financeiras impostas pela pandemia. Entretanto, ele está terminando e com isso o pensamento é um só: como organizar as suas finanças para conseguir comprar os presentes de final de ano sem comprometer o orçamento do início de 2021? Não é fácil, mas é totalmente possível.

Rafael Medeiros, consultor financeiro e cofundador do Partiu Poupar, página no Instagram, deu algumas dicas para não sofrer logo após as festas com as contas.

A pandemia afetou muitos negócios, especialmente o comércio das ruas e shoppings. Por outro lado, as pessoas investiram muito mais em compras online. Os presentes de Natal, inclusive, podem ser comprados da mesma forma para evitar aglomerações.

Utilize as ferramentas disponíveis na internet para pesquisar preços e comparar produtos. Isso além de te ajudar a ganhar tempo, vai te ajudar a economizar um bom dinheiro. Por isso, é hora de se organizar, se planejar e agir. Fique atento aos cupons de descontos.

Para começar, o ideal é que você estabeleça um limite de gastos para os presentes. Se você simplesmente sair comprando coisas, as chances de estourar o seu orçamento ou deixar alguém sem presente são muito grandes. Portanto, a criação de um orçamento para as compras de final de ano é fundamental.

Outra dúvida pode surgir, a famosa: mas como eu vou saber quanto eu posso gastar? É simples, basta olhar para as suas finanças. Verifique o quanto foi gasto até então e projete os gastos para os próximos meses. Sim, próximos meses! Não podemos esquecer que, no início do próximo ano, teremos despesas como IPTU, IPVA, Matrículas na Escola/Faculdade, Material Escolar e outras contas. Por isso, bora encarar a situação. Ignorar tudo e simplesmente "aproveitar o agora" pode te levar a ter sérios problemas financeiros já no início de 2021. Se planeje!

Para quem recebe o 13º salário, é uma ótima oportunidade para gerenciá-lo da maneira correta, equilibrando as finanças de 2020 e começando 2021 com o pé direito. E quando eu digo gerenciar, não estou falando para você poupar tudo e ficar sem gastar. A ideia é que você gaste uma parte do valor, afinal ele é seu, você trabalhou por isso. Contudo, é fundamental que você entenda que precisa administrá-lo de maneira inteligente para evitar surpresas desagradáveis no ano que se inicia.

No geral, tudo se resume a organização e planejamento. Não queremos surpresas, né? Que 2021 nos traga um ano muito tranquilo financeiramente.